Pular para o conteúdo principal

Toffoli e Mendonça discutem durante sessão da Segunda Turma do STF "Fico exaltado com covardia", diz Toffoli

  Os ministros Dias Toffoli e André Mendonça tiveram uma discussão acalorada nesta terça-feira   (11) durante a sessão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). O desentendimento ocorreu durante o julgamento do caso que vai decidir se um procurador da República que foi processado por um juiz deve responder às acusações como pessoa física ou na condição de agente do Estado. Durante a sessão, Toffoli disse que André Mendonça deturpou seu voto ao citar conclusões que não teriam sido feitas pelo ele. "Vossa Excelência está deturpando meu voto, com a devida vênia. Vossa Excelência está colocando palavras em meu voto que não existiram", acusou Toffoli.  Em seguida, Mendonça negou a acusação e leu literalmente o voto de Toffoli sobre a questão.  "Vossa Excelência está um pouco exaltado por esse caso, sem necessidade", disse Mendonça. Toffoli rebateu: "Fico exaltado com covardia", completou. Após o desentendimento, a sessão continuou normalmente e o mini...

No 1º semestre de 2025, prisões por integrar organização criminosa aumentaram 45,1%; já capturas por homicídio cresceram 28,2%, no Ceará

 

O trabalho diário dos agentes de Segurança Pública do Ceará, durante os primeiros seis meses de 2025, resultou na captura diária de quase 100 suspeitos de envolvimento em crimes no estado, totalizando 17.151 presos. Dentre os alvos presos especificamente por participação em Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), o aumento foi de 28,2%, se comparado o primeiro semestre de 2025 com o mesmo período do ano anterior. Em seis meses, 1.421 suspeitos foram presos por envolvimento com homicídios, feminicídios, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios – crimes que compõem os CVLIs.

Já com relação às prisões por envolvimento com grupos criminosos no Ceará, foi registrado um aumento de 45,1% no comparativo com o primeiro semestre de 2024. Foram 904 presos  por suspeita de integrar organização criminosa no primeiro semestre de 2025. Os dados foram compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a partir de prisões realizadas pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) e Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). 

Conforme os dados compilados pela Supesp, cerca de 94,7 prisões por crimes em geral foram realizadas diariamente no Ceará nos seis primeiros meses deste ano, o que dá um total de 17.151. São 2.054 prisões a mais do que no mesmo período de 2024. Todas as regiões do Ceará – Fortaleza, Região Metropolitana, Interior Norte e Interior Sul – apresentaram crescimento nas capturas.

O secretário da SSPDS, Roberto Sá, agradece o empenho dos profissionais da Segurança que têm contribuído para a efetivação dessas prisões: “Combater essa criminalidade violenta não é simples, não é trivial e requer de nossos profissionais muita técnica, ética, legalidade e muita coragem. Muito obrigado pelo empenho dos senhores. Destaco também que só é possível, além do empenho desses profissionais, o fato do Governo do Ceará vir fazendo investimento para dar condições de trabalho a essas pessoas. Houve um aumento na gratificação por apreensão de arma de fogo, um aumento de efetivo, de viaturas, de tecnologia. Houve um investimento na reestruturação de todas as Forças e implantado um sistema de metas premiando os profissionais das áreas que mais reduzem os indicadores violentos”, destacou. 

Captura de suspeitos em mortes violentas

Com relação aos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), o trabalho investigativo e o policiamento ostensivo das Forças de Segurança do Ceará resultaram no aumento de 28,2% nas capturas – tanto por auto de prisão em flagrante, como por cumprimento de mandado de prisão -, no primeiro semestre de 2025. O estado encerrou os seis primeiros meses deste ano com 1.421 prisões de suspeitos de envolvimento em mortes violentas, sendo 313 a mais do que no mesmo período de 2024, quando houve 1.108 capturas. 

A região do Interior Sul foi a que mais se destacou no aumento de prisões de suspeitos de CVLI. Com 42,4% de aumento, a região encerrou o primeiro semestre de 2025 com 336 capturas, enquanto que em 2024, foram 236 prisões.

Já na Capital, o aumento nas prisões de homicidas foi de 36,2%: com 391 prisões em 2025, e 287 em 2024; e na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), o crescimento foi de 30,7%: sendo registradas 316 prisões no primeiro semestre de 2024, enquanto que neste ano foram 413 capturas. A região do Interior Norte encerrou o semestre com um aumento de 2,6%. Na região, 267 suspeitos foram presos nos seis primeiros meses de 2024 e 274 foram capturados neste ano.

Prisões por integrar organização criminosa

A atuação incessante dos policiais civis e militares no combate a atuação de grupos criminosos no Ceará ocorre diuturnamente. Diante desse trabalho, as capturas de suspeitos de integrar grupos criminosos no estado aumentaram 45,1% no primeiro semestre deste ano, quando comparado com o mesmo período de 2024. No ano passado, foram 623 suspeitos presos no Ceará, enquanto que nos seis primeiros meses de 2025, foram registradas 281 capturas a mais, finalizando o primeiro semestre com 904 prisões. Os dados são correspondentes às capturas por auto de prisão em flagrante e por cumprimento de mandado de prisão.

O aumento percentual foi ainda maior quando comparamos somente as prisões em Fortaleza no primeiro semestre de 2025. De janeiro a junho deste ano, na Capital, foram realizadas 300 capturas de suspeitos de integrar grupos criminosos, enquanto que no mesmo período de 2024, foram 140 prisões. A variação de 160 prisões a mais neste ano significa um aumento percentual de 114,3%.

Dentre as demais regiões do Estado, a que mais se destacou foi a região do Interior Sul, com 28,6% de aumento. Na região, foram 108 capturas este ano, enquanto que nos seis primeiros meses de 2024 foram 84 prisões. O Interior Norte e a Região Metropolitana de Fortaleza apresentaram, respectivamente, aumentos de 25,9%: com 175 prisões neste ano e 139 em 2024; e 23,9%: sendo 321 prisões nos primeiros seis meses deste ano e 259 no mesmo período no ano passado. 

Capturas em flagrante e por cumprimento de mandados em geral

Ainda conforme os dados compilados pela Supesp com relação ao total de prisões realizadas no Ceará, incluindo as prisões em flagrante e suspeitos capturados por cumprimento de mandados de prisão, o estado encerrou o primeiro semestre de 2025 encerrou com 17.151 prisões. No comparativo com o primeiro semestre de 2024, quando foram registradas 15.097 capturas, o aumento percentual foi de 13,6%. Os dados correspondem às prisões por tráfico ilícito de drogas, furto, crime de violência doméstica, lesão corporal dolosa, crimes de trânsito, roubo a pessoa, ameaça, receptação e porte ilegal de arma de fogo, incluindo também os dados de prisão por CVLI e integrar organização criminosa, entre outros tipos de crime.

Um destaque para o primeiro semestre deste ano vai para as capturas fora do estado do Ceará, quando suspeitos de crimes no estado são presos em outras unidades federativas decorrente de ações das Forças de Segurança do Ceará. 

Reduções de CVLI e CVP no 1º semestre

Como resultado do intenso trabalho realizado pelos agentes das Forças de Segurança do Ceará, o estado registrou redução nos indicadores de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) – que são os roubos – , nos furtos, e nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no primeiro semestre de 2025. Os resultados foram divulgados ao longo dessa semana pela SSPDS. 

Com relação aos dados de crimes de roubo, a redução no estado no primeiro semestre foi de 23,9%, já a redução nos crimes de furtos foi de 7,2%. Já nos indicadores de CVLI, o estado encerrou o 1º semestre de 2025 com uma redução de 16,6%. Os dados são da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE). Além da redução nos dados do primeiro semestre deste ano, o comparativo somente entre os meses de junho de 2025 e de 2024 também apresentou reduções. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.