“Operação Nordeste Integrado:” 16 suspeitos de crimes são capturados nas primeiras horas de operação no Ceará
As ações operacionais são baseadas em análises prévias de manchas criminais, garantindo maior efetividade nos territórios mais vulneráveis
Nas primeiras 14 horas da “Operação Nordeste Integrado”, que ocorre simultaneamente em oito estados do Nordeste, as Forças de Segurança do Ceará realizaram a prisão de 16 suspeitos de envolvimento em crimes no estado. Dentre as capturas, 13 alvos foram presos por força do cumprimento de mandados de prisão, enquanto outros três suspeitos foram capturados em flagrante. Os dados foram extraídos e compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) e pela Coordenadoria de Inteligência (Coin), ambas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE).
“Nesta quinta-feira (7) foi desencadeada a Operação Nordeste Integrado, que contou com a participação de oito estados nordestinos e visa combater preponderantemente o tráfico interestadual de drogas, o crime organizado e os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI). Dentro desse cenário, foram reunidos em torno de 5.900 agentes nos oito estados do Nordeste e somente no Ceará, 1.172 profissionais da Polícia Civil, Polícia Militar e Perícia Forense”, destacou o coordenador da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), Harley Filho.
O Ceará, juntamente com outros sete estados do Nordeste, uniram forças para deflagrar uma operação inédita de combate à criminalidade nas divisas. O estado conta com o emprego de efetivo de 960 policiais da Polícia Militar do Ceará (PMCE), 157 da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e 55 agentes da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Os trabalhos operacionais iniciaram na madrugada desta quinta-feira (7) e seguem ininterruptamente até a noite de sexta-feira (8).
“Já nessas primeiras horas da manhã (até às 12h), nós contabilizamos 10 prisões, sendo nove oriundas de cumprimentos de mandados de prisão, seja por crimes de homicídio, roubo, tráfico de drogas, furto, estupro de vulnerável e violência doméstica. E nós tivemos, também, uma prisão importante por tráfico ilícito de drogas através de uma blitz-barreira realizada no município de Barbalha, no qual o indivíduo transportava em torno de oito quilos de drogas entre maconha, crack e cocaína”, ressaltou o coordenador da Copol/SSPDS.
Prisões em flagrante
Durante a manhã desta quinta-feira, um homem, de 32 anos, foi localizado após uma abordagem de uma equipe da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) em um transporte coletivo de viagem intermunicipal. O suspeito, que vinha de Fortaleza com destino a cidade do Crato (AIS 19), estava transportando em uma mochila sete tabletes de maconha pesando cerca de seis quilos, um tablete com cerca de um quilo de crack e 716 gramas de cocaína, além de dois aparelhos celulares e dinheiro. O suspeito foi conduzido para uma unidade da PCCE, onde foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico ilícito de drogas.
Além do suspeito capturado em Barbalha, outros dois homens foram presos em flagrante no município do Crato, que também fica na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19). Os dois homens foram autuados em flagrante pelo crime de furto de fios.
Cumprimento de mandados de prisão
Tendo em vista o foco da operação em regiões de fronteira entre os estados, as demais capturas ocorreram principalmente no Interior Sul do estado, região que faz fronteira com estados como Piauí, Pernambuco e Paraíba. Ao todo, 14 mandados de prisão foram cumpridos na região – sendo 13 suspeitos capturados e um mandado de prisão cumprido contra um suspeito que já se encontrava em reclusão em Juazeiro do Norte (AIS 19).
Na ocasião, três suspeitos que estavam com mandados de prisão preventiva em aberto por crimes de estupro de vulnerável foram capturados nas cidades de Jardim e Campos Sales, que ficam na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado. Na cidade de Mauriti (AIS 19), foram realizadas duas prisões – sendo uma delas a de um homem que estava com um mandado de prisão em aberto por violência doméstica e outra de um investigado por roubo a pessoa. Já no município de Limoeiro do Norte (AIS 18), foi capturado um suspeito de envolvimento em um crime de homicídio.
“As ações vão perdurar até as 23 horas desta sexta-feira, 8 de agosto, e aproveitando o ensejo para pedir o apoio da população, ajudando, confiando na polícia e denunciando, através do nosso Disque-Denúncia 181 ou pelo WhatsApp (85) 3101-0181. O sigilo é garantido”, concluiu o coordenador da Copol, Harley Filho.
Operação Nordeste Integrado
A Operação Nordeste Integrado, que iniciou nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (7), mobiliza quase 6 mil agentes de Segurança Pública em ações simultâneas que ocorrem nos estados de Pernambuco, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. O principal foco da operação é o combate a ação de grupos criminosos com atuação interestadual, com reforço de patrulhamento, cumprimento de mandados judiciais, prisões em flagrante e apreensão de armas de fogo, drogas e outros materiais ilícitos.
Além disso, a operação também tem como objetivo reduzir a criminalidade em regiões de fronteiras entre os estados do Nordeste, especialmente de crimes como homicídio, tráfico ilícito de drogas e armas, roubos e furtos de veículos e cargas, além de roubos a pessoas, seguindo o escopo do Programa Ceará contra o Crime.
Integração entre estados
Reafirmando o compromisso com o fortalecimento da Segurança Pública regional, a Operação Nordeste Integrado marca a integração estratégica entre as forças policiais entre os estados do Nordeste. Os trabalhos operacionais ocorrem ininterruptamente durante dois dias, tendo iniciado nesta quinta-feira (7) e encerrando na noite de sexta-feira (8).
Na operação, participam 5.903 agentes de Segurança Pública dos oito estados envolvidos – entre policiais militares, civis, bombeiros militares, equipes de inteligência e agentes de perícia forense. As equipes estão mobilizadas em diversas diligências nas divisas dos estados participantes.
>>>Acesse nosso canal SSPDS-CE Notícias no Whatsapp e fique por dentro dos nossos principais assuntos.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.