IJF promove 13º Encontro das Famílias Doadoras de Órgãos
Dia Nacional da Doação de Órgãos é comemorado em 27 de setembro no Brasil
O Instituto Dr. José Frota (IJF), hospital da Prefeitura de Fortaleza, promove, no dia 23 de setembro, o 13º Encontro de Famílias Doadoras de Órgãos do IJF. A iniciativa integra as ações do Setembro Verde, mês de conscientização e incentivo à doação de órgãos e tecidos. O evento, promovido pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) do IJF, será sediado na Casa Barão de Camocim, no Centro, a partir das 8h30.
A ação reúne familiares que autorizaram o transplante de órgãos, pessoas transplantadas, profissionais e colaboradores do IJF, entre outros agentes que contribuíram com a rede de solidariedade desse ato que salva milhares de vidas todos os dias.
Amor ao próximo
Uma das captações de órgãos realizada no IJF foi autorizada por Tânia Roberta da Silva, de 55 anos, que perdeu o seu filho aos 22 anos em 2024. A partir do acolhimento humanizado, seguro e sensível da equipe da CIHDOTT, ela permitiu a doação de córneas do seu filho para transplante.
“Perdemos um ente querido, mas temos a oportunidade de salvar uma vida e de fazer alguém melhorar a visão por meio da córnea”. Sobre o jovem, a mãe relata que João Guilherme era uma pessoa que gostava muito de ajudar o próximo. “Essa é uma campanha que tem muita importância, considerando que, a partir da doação, podemos ajudar outras pessoas que se encontram necessitadas de um transplante. São pessoas que dependem da doação para terem qualidade de vida. Esse é um trabalho de conscientização para que cada vez mais as pessoas entendam a importância desse gesto”, explica.
Para Diógenes Lima, de 54 anos, a vida teve um novo significado em 2016, ano em que realizou o seu transplante de coração, em Fortaleza. O órgão foi captado no IJF e, após quase 10 anos de um novo sim para a vida, ele relata o seu processo de recuperação.
“Fiquei internado por dois meses. Estava na fila de transplante e recebi o quarto coração que surgiu ao longo do processo. Foi um período de espera muito difícil. Após o transplante, tive uma boa recuperação e recebi alta em seguida. Hoje sigo em acompanhamento com cardiologista e equipe multidisciplinar a cada três meses. Se hoje estou vivo é porque uma família autorizou a doação de órgãos e eu pude ter uma nova chance de viver”, diz.
Sobre o Encontro com as Famílias Doadoras, Diógenes descreve que esse momento é muito emocionante. “É por meio desse ato de solidariedade que muitas outras vidas também são salvas. É um espaço para conhecermos histórias, contar as nossas experiências e celebrar a vida. Tenho esse privilégio de participar dos últimos encontros e eu só tenho gratidão por essas famílias”, narra.
Referência nacional em doação de órgãos
O IJF é referência na assistência a vítimas de traumas de alta complexidade e se destaca por sua contribuição com o Sistema Nacional de Transplantes (SNT). Atualmente, o hospital é responsável por 38% das doações de órgãos disponibilizados para transplantes no Ceará. De janeiro a agosto de 2025, já foram realizadas 108 captações de órgãos e tecidos no hospital. Em 2024, durante o ano todo, o total foi de 197 procedimentos. No mesmo ano, a taxa de aceite familiar foi de 84%, enquanto a média nacional é de 54%.
“Temos muito orgulho do trabalho que realizamos no IJF, que é reconhecido nacionalmente e que serve de modelo para outros hospitais e instituições que realizam captação e doação de órgãos e tecidos em todo o país. O Encontro das Famílias é um momento de reunirmos essas pessoas e proporcionar um momento de integração e acolhimento, prestar homenagens e oferecer um espaço de diálogo para que as famílias compartilhem seus sentimentos”, explica Aline Alves, coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos do IJF.
Serviço
13º Encontro das Famílias Doadoras
Data: 23/09 (terça-feira)
Horário: 8h30
Local: Casa Barão de Camocim (Rua General Sampaio, 1632 – Centro)
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.