AMC moderniza rede semafórica no bairro Parangaba
Quatro semáforos passarão a contar com tecnologia que permite monitoramento e ajustes em tempo real; novo equipamento será implantado na Av. Carlos Amora
Com o objetivo de otimizar o tráfego e garantir mais segurança na circulação de condutores e pedestres, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) inicia a modernização da rede semafórica do bairro Parangaba. A primeira medida será a implantação, nesta sexta-feira (17/10), de um semáforo com tempo exclusivo para pedestres na Av. Carlos Amora próximo à Rua Dom Pedro II. Nos próximos dias, outros quatro equipamentos existentes na região passam a funcionar com tecnologia inteligente.
Na Av. Carlos Amora, o novo equipamento vai disciplinar a circulação de veículos e, ao operar conforme demanda, vai facilitar os deslocamentos a pé, especialmente para o acesso à Estação Parangaba, que integra o sistema de VLT e metrô.
Durante as vistorias e estudos realizados pela AMC na região, foi verificado o alto volume de pedestres em razão da presença de polos geradores de tráfego, como o terminal de ônibus da Parangaba, shopping center, hipermercados, clínicas de saúde e outros empreendimentos no entorno.
Com esta implantação, Fortaleza passará a contar com 1.093 semáforos.
Semáforos inteligentes no entorno
Outra medida que beneficiará o tráfego, com mais segurança e otimização no fluxo de veículos, é a transformação de semáforos convencionais em inteligentes em quatro cruzamentos da Parangaba: Rua Cônego de Castro com Av. Carlos Amora, Rua Pedro Segundo com Rua Eduardo Perdigão, Av. General Osório de Paiva com Rua Eduardo Perdigão e Av. General Osório de Paiva com a Rua Gomes Brasil.
A medida considera critérios que vão desde a segurança viária até a dinâmica do trânsito local. Nesses trechos, os equipamentos passarão a ser monitorados em tempo real.
“A mudança de tecnologia vai permitir a nossa comunicação direta com os equipamentos, possibilitando ajustes imediatos nos tempos semafóricos de acordo com o fluxo e demanda veicular. Outro benefício é a detecção de falhas de forma imediata que vai agilizar os serviços de manutenção”, destaca Lélio do Vale, coordenador da Central da Mobilidade para Preservação de Vidas no Trânsito da AMC.
Com a readequação tecnológica dos equipamentos da Parangaba, com previsão de implementação até segunda-feira (20/10), Fortaleza passará a contar com 603 semáforos inteligentes, o que corresponde a 55% de toda a rede.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.