Pular para o conteúdo principal

Hemoce e evento “Evangelizar é Preciso Fortaleza” promovem dia D de doação de sangue

  A parceria entre Hemoce e o evento acontece pelo 12° ano consecutivo (Foto: Arquivo Hemoce) O  Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) , equipamento da  Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) , renova, pelo 12º ano consecutivo, a parceria com o evento  Evangelizar é Preciso Fortaleza . Entre os dias 20 e 25 de outubro, o Padre Reginaldo Manzotti convida toda a população a participar da ação por meio de veículos de comunicação, culminando no dia D de Doação de Sangue, que será realizado nesta sexta-feira (24), em todas as unidades do Hemoce. A 18ª edição do evento católico acontece no dia 25 de outubro, a partir das 12h, no Aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza. “A conscientização sobre a doação voluntária de sangue promovida durante o Evangelizar é Preciso Fortaleza, além de atrair novos doadores, sensibiliza a sociedade sobre a importância de manter esse gesto de solidariedade regularmente. Convidamos a população cearense a participar desse momento d...

AP 2694: relator vota pela condenação dos réus do Núcleo 4 da tentativa de golpe Ministro Alexandre de Moraes votou pela absolvição de Carlos Rocha, presidente do Instituto Voto Legal, em relação a três crimes

 

Ministro Alexandre de Moraes na 1ª Turma do STFFoto: Rosinei Coutinho/STF

Em sessão na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) realizada na manhã desta terça-feira (21), o ministro Alexandre de Moraes, relator da Ação Penal (AP) 2694, votou pela condenação dos sete réus do Núcleo 4, ou “Núcleo da Desinformação”, da tentativa de golpe de Estado. Em relação ao réu Carlos Rocha, presidente do Instituto Voto Legal, o relator votou pela absolvição quanto a três crimes – golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado – e pela condenação quanto aos demais delitos.   

Segundo a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), os integrantes do Núcleo 4 seriam responsáveis por espalhar notícias falsas sobre as urnas eletrônicas e atacar instituições e autoridades. Todos respondem por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.   

Atos executórios  

O ministro Alexandre de Moraes destacou que alguns dos réus estiveram envolvidos em cinco dos 13 atos executórios sequenciais reconhecidos pela maioria da Primeira Turma como evidência da materialidade dos crimes. Esses atos corresponderam a 13 episódios distintos, ocorridos entre meados de 2021 e 8 de janeiro de 2023, nos quais foram identificadas condutas que caracterizam a atuação de uma organização criminosa. 

Milícias digitais  

De acordo com o relator, o “Núcleo da Desinformação” atuou de forma estratégica, com a contribuição direta dos réus para a atuação das chamadas milícias digitais por meio de ataques coordenados e sistemáticos às urnas eletrônicas, a fim de desacreditar o processo eleitoral.  

O ministro considerou que a ação do grupo seguia um padrão recorrente, com ataques direcionados não apenas a adversários políticos, mas familiares, independentemente da idade. Militares da reserva também foram ameaçados e constrangidos publicamente.  

Confira, abaixo, os principais pontos apresentados pelo ministro Alexandre sobre cada réu. 

Ailton Barros 

Para o relator, está comprovado que o ex-major do Exército teve participação ativa no grupo e executou ataques virtuais direcionados ao alto escalão militar (comandantes do Exército e da Força Aérea), que resistia à ruptura institucional. Para o ministro, Ailton mantinha vínculos estreitos com o líder da organização criminosa, Jair Bolsonaro, e recebia ordens diretas do general Walter Braga Netto.  

Ângelo Denicoli   

De acordo com o ministro Alexandre, o major da reserva do Exército tinha vínculo permanente com os demais integrantes da organização criminosa. Segundo o relator, ficou comprovado que Denicoli participou da chamada “Abin Paralela” e serviu como elo entre os membros do grupo e o influenciador argentino Fernando Cerimedo, que, em novembro de 2022, fez uma transmissão ao vivo em que anunciou um dossiê com supostas fraudes nas urnas eletrônicas. Foi ele quem forneceu o material utilizado na disseminação dessa narratica falsa. 

Giancarlo Rodrigues e Marcelo Bormevet 

As condutas dos dois réus foram analisadas de forma conjunta porque, na avaliação do relator, ambos praticaram as mesmas ações, atuando diretamente na propagação de desinformação. Foi Alexandre Ramagem, na época diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), quem indicou Bormevet para a “Abin paralela”, onde atuou em conjunto com seu subordinado Giancarlo. Os dois coletavam informações sobre alvos do governo Bolsonaro mediante o uso ilícito de ferramentas e sistemas de pesquisa contratados pelo órgão, como o programa First Mile. Também ficou demonstrada, para o relator, a utilização de sistemas clandestinos, pagos em moedas estrangeiras, para obter informações de fatos e de autoridades, inclusive de ministros do STF.  

Guilherme Almeida  

Segundo o ministro, a adesão do tenente-coronel do Exército ao grupo criminoso está diretamente relacionada às suas atribuições no Comando de Operações Terrestres (Coter), onde exercia funções voltadas a influenciar grupos, afetar decisões de oponentes e neutralizar ações adversas. Os autos comprovam a ligação de Guilherme com Mauro Cid, a quem enviou o link de uma live de 4 de novembro de 2022 na qual foram veiculados conteúdos falsos sobre as urnas eletrônicas — fato confirmado pelo próprio réu em seu interrogatório. Dados extraídos de seu celular também confirmam o envio de mensagens em listas de transmissão e grupos de aplicativos insinuando manipulação eleitoral. 

Reginaldo Abreu 

Na avaliação do ministro, o coronel do Exército divulgou informações falsas para adiar a divulgação do relatório de fiscalização do sistema eletrônico de votação do Ministério da Defesa, que deveria ter sido concluído imediatamente após as eleições. As provas indicam que ele chegou a imprimir, no Palácio do Planalto, cópias de um arquivo contendo a minuta de criação do “gabinete de crise” que atuaria após o golpe de Estado, no qual teria posição de destaque na assessoria de inteligência. 

Carlos Cesar Moretzsohn Rocha  

Em relação ao presidente do Instituto Voto Legal, o ministro assinalou que Carlos Rocha falsificou documento que serviu de laudo para representação eleitoral em que o Partido Liberal (PL) pediu a anulação da metade das urnas eletrônicas utilizadas no segundo turno. Segundo o relator, as provas demonstram que, ao elaborar o documento, Rocha sabia que não havia nenhuma irregularidade no sistema de votação e, mesmo assim, aderiu à empreitada, para que a versão final do relatório continuasse a ser divulgada pelos meios de comunicação. O relator votou pela condenação de Carlos Rocha pelos crimes de organização criminosa armada e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.  

Contudo, o ministro não verificou nos autos nenhuma menção a Rocha sobre troca de informações com os demais membros da organização criminosa. Por ausência de provas, votou para absolver o presidente do IVL dos crimes de golpe de Estado, dano qualificado por violência e grave ameaça contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado. 

Reabertura de investigação  

O relator também considerou que, caso Carlos Rocha seja condenado, deve ser reaberta a investigação (Pet 12100) sobre crimes de organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito envolvendo o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto. 

A sessão prossegue no período da tarde, com o voto dos demais integrantes da Turma. Acompanhe:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.