Pular para o conteúdo principal

Bombeiro do Ceará conclui curso sobre Situações de Desastres em Brasília

  A capacitação, pioneira no Brasil, contou com a participação de bombeiros dos 26 estados e Distrito Federal, incluindo o cearense Um bombeiro cearense lotado no Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) concluiu, neste mês de outubro, o curso nacional de Resposta em Ações Integradas para Atuação em Situações de Desastres (RESPAD). A capacitação, pioneira no Brasil e promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), aconteceu em Brasília. Na ocasião, 42 bombeiros militares dos 26 estados e do Distrito Federal participaram do curso que teve o objetivo de aprimorar a coordenação entre os Corpos de Bombeiros Militares (CNCGCBM/LIGABOM), as forças de segurança pública e os demais órgãos responsáveis pela gestão de crises para garantir maior eficiência no enfrentamento de desastres naturais. O cearense, capitão Gerdean Alves do CBMCE, concluiu o curso forman...

Ceará vive nova fase de crescimento com avanço do empreendedorismo no interior

 

Presidente da Jucec, Eduardo Jereissati, destaca avanço da digitalização e o protagonismo do setor de serviços na economia cearense

O mapa do empreendedorismo cearense está mudando. Se antes era preciso vir à capital para abrir um negócio e garantir crescimento, hoje o cenário é outro: o interior do Ceará vive um momento de expansão econômica, impulsionado pela tecnologia, pela simplificação dos serviços públicos e por políticas que aproximam o desenvolvimento de quem vive fora da Região Metropolitana de Fortaleza.

A análise é do presidente da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), Eduardo Jereissati. “O empreendedor do interior não precisa mais vir à capital para prosperar. Essa é uma realidade que ficou no passado. O nosso papel tem sido criar condições para que as pessoas possam crescer onde vivem”, afirma.

Digitalização e autonomia regional

De acordo com Eduardo Jereissati, a digitalização dos serviços públicos foi decisiva para esse novo momento. Hoje, o processo de abertura de empresas é totalmente online, podendo ser feito de qualquer cidade cearense, até mesmo pelo WhatsApp, por meio do assistente virtual Juca, que utiliza inteligência artificial para orientar o cidadão e realizar todo o trâmite de forma automatizada e validada pelo Gov.br.

O resultado dessa modernização é expressivo: o tempo médio para abrir uma empresa caiu de 150 dias para apenas cinco minutos no caso de negócios classificados como de baixo risco. “A integração entre os órgãos públicos eliminou a repetição de etapas e documentos. Hoje, são os dados que circulam, não o cidadão”, destacou.

Serviços ultrapassam comércio 

A nova dinâmica econômica também está redesenhando o perfil empresarial do Ceará. Segundo dados da Jucec, o setor de serviços superou o comércio e passou a ocupar o topo do ranking de empresas ativas no estado.

Atualmente, são cerca de 1,07 milhão de empreendimentos registrados, sendo 41% de serviços, 38% de comércio e o restante de indústria. Em Fortaleza, que concentra 445 mil empresas, os segmentos de moda, turismo e têxtil permanecem entre os mais representativos.

Para o presidente da Jucec, essa mudança reflete também o comportamento das novas gerações.

“Os jovens empreendedores, especialmente da geração Z, estão apostando em negócios digitais, tecnologia e inovação. Isso tem ampliado o alcance da economia do Ceará e diversificado as oportunidades de trabalho”, explica.

Espaços domésticos

Outro ponto destacado por Eduardo Jereissati é a possibilidade de iniciar atividades econômicas em espaços domésticos, amparada pela legislação atual. “Hoje, é possível empreender no quintal de casa, gerar renda, empregar outras pessoas e movimentar a economia local. Essa é uma transformação silenciosa, mas muito significativa”, afirmou.

Segundo ele, o fortalecimento do interior cria novos polos de consumo e renda, reduzindo a concentração econômica da capital e promovendo uma distribuição mais equilibrada das oportunidades em todo o território cearense.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.