Pular para o conteúdo principal

Nova portaria regulamenta o uso de inteligência artificial e ferramentas de verificação de similaridade em pesquisas da pós-graduação na UFC

  Nova portaria regulamenta o uso de inteligência artificial e ferramentas de verificação de similaridade em pesquisas da pós-graduação na UFC Sexta, 10 Outubro 2025 13:28 Escrito por UFC Informa A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade Federal do Ceará (UFC) publicou  portaria  que dispõe sobre a obrigatoriedade de submissão de trabalhos acadêmicos a  ferramentas de verificação de similaridade  e regulamenta o  uso de inteligência artificial (IA)  nos trabalhos acadêmicos e de conclusão de curso da pós-graduação stricto sensu da UFC. “Queremos evidenciar a preocupação da UFC em disseminar uma cultura de integridade acadêmica, incentivando discentes e docentes a manterem atenção redobrada quanto à originalidade, à correta atribuição de autoria e à responsabilidade na produção de trabalhos acadêmicos”, destaca a coordenadora de Avaliação e Planejamento Estratégico da PRPPG, Lidiany Rodrigues. O objetivo da portaria é dar mais cl...

Círio de Nazaré, no ano da COP30, reúne 2,5 milhões em Belém Mulheres catadoras unem fé e sustentabilidade em procissão

 Milhões de pessoas movidas pela fé foram às ruas de Belém neste domingo (12) na 223ª edição do Círio de Nazaré. A procissão reuniu um número estimado de 2,5 milhões de romeiros e percorreu 52,3 quilômetros.


Além de Belém – que sedia em novembro a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) – as cidades metropolitanas de Ananindeua e Marituba também receberam os fieis nesta que é considerada a maior procissão católica do país.

Flávio Américo, diretor de marketing do Círio agradeceu o apoio do governo federal e do Ministério do Turismo: “É muito importante para o desenvolvimento do turismo religioso”. E seguiu: “Estou há 26 anos na direção do Círio e é uma emoção diferente. Cada Círio é diferente”.

A procissão gerou, como em todos os anos, imagens belíssimas de devoção e fé. A passagem da santa pela Avenida Nazaré em direção à basílica causou comoção, com muitas pessoas tentando se aproximar da imagem, outras acenando e com papel branco sendo jogado dos prédios.

Uma moto romaria reuniu cerca de 50 motociclistas. Entre eles, a cantora Gaby Amarantos. As homenagens aos povos indígenas, com presença da ministra Sonia Guajajara, também foram um dos pontos altos da festa.

A estudante Evelyn Silva estava entre os promesseiros na corda. Moradora de Benevides, na região metropolitana de Belém, ela já tinha percorrido a procissão para agradecer a aprovação no curso de enfermagem.

"Ano passado fiz outra promessa porque eu queria queria passar em medicina. E aí quando eu nem tinha acabado de finalizar o primeiro semestre de enfermagem, passei em medicina. E aí tô pagando a minha promessa agora", conta, emocionada, Evelyn. 

Mulheres catadoras do projeto EcoCírio também marcaram presença unindo fé e sustentabilidade. Paula Silvano foi uma delas. "A gente já tem aquela fé grande que é a maior festa religiosa que a gente tem no Brasil. A gente espera ela (Nossa Senhora de Nazaré) passar e os romeiros também para começar nosso trabalho. É uma emoção, uma alegria", revela Paula. 

O EcoCírio conta com o apoio do Ministério das Mulheres, da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e do Sebrae, por meio do Programa Pró-Catadoras e Pró-Catadores de Reciclagem Popular.

A iniciativa engloba 10 cooperativas e cerca de 200 catadoras e catadores que atuam em todo o percurso das procissões e nas áreas de concentração de público, garantindo que toneladas de resíduos tenham o destino correto. No ano passado, foram coletadas 140 toneladas nos dois dias de procissão - Trasladação e Círio. 

A diretora de Segurança de Trabalho e Renda da Secretaria Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados do Ministério das Mulheres, Liliani Nascimento, destaca que o EcoCírio integra uma agenda mais ampla de valorização das catadoras e de fortalecimento da economia do cuidado, temas que serão debatidos na COP30.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.