Sobre essa crise sanitária nacional relativa ao metanol em bebidas, informo aos cearenses que chegarão nas próximas horas as doses do antídoto à substância que solicitamos ao Ministério da Saúde. Sobre os dois casos suspeitos de contaminação registrados neste fim de semana, em Quixeramobim e Caucaia, os exames iniciais da Pefoce deram negativo para metanol.
Ao tomar conhecimento desses casos suspeitos, prontamente nossas equipes da Secretaria da Saúde cumpriram os protocolos de acompanhamento às vítimas e orientação às unidades de saúde.
Aliás, desse o início, o Governo do Estado têm tomado medidas, tanto para identificar possíveis casos, quanto para prevenir novos registros.
Semana passada criamos um grupo de trabalho entre a Secretaria da Saúde, Secretaria da Segurança Pública e Perícia Forense, reforçando o diálogo com o Governo Federal.
Soltamos nota técnica enviada pelo Ministério da Saúde, reforçando as recomendações oficiais sobre a importância da detecção precoce e tratamento.
Definimos, em conjunto com o Governo Federal, os fluxos para coleta, acondicionamento, transporte e análise de amostras biológicas.
Nossas forças de segurança, em parceria com a Secretaria da Fazenda, estão ampliando a fiscalização do transporte de bebidas, com a finalidade de evitar a circulação de produtos falsificados no Ceará. Carregamentos, inclusive, já foram apreendidos na semana passada e encaminhados para testes na Pefoce.
Reforço a importância de se evitar o consumo de bebidas de procedência duvidosa, sobretudo destilados. Em caso de sintomas como embriaguez persistente, dor de barriga ou alteração visual entre 12 e 24 horas após o consumo, procure imediatamente uma unidade de saúde.
Juntos, superaremos mais esse desafio!
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.