Pular para o conteúdo principal

PND tem mais de 1 milhão de inscritos Na semana em que se comemora o Dia dos Professores, MEC divulga o total de inscrições confirmadas na Prova Nacional Docente: 1.086.914, distribuídas em 17 áreas da licenciatura. SP tem maior número de inscritos

  Foto: Divulgação/MEC Aprimeira edição da  Prova Nacional Docente (PND)  teve 1.086.914 inscrições confirmadas. O número reflete o reconhecimento do papel central dos docentes no processo de aprendizagem dos estudantes e no sucesso das políticas educacionais. Um feito a ser comemorado pelo país na semana que marca o Dia dos Professores, celebrado em 15 de outubro.   A unidade da Federação (UF) com maior número de inscritos confirmados foi o estado de São Paulo (253.895), seguido de Minas Gerais (97.113) e Rio de Janeiro (72.230). Já no âmbito municipal, o número de inscrições confirmadas é liderado pelo município de São Paulo (84.633), seguido pelo município do Rio de Janeiro (28.765) e Brasília e demais cidades do Distrito Federal (18.754).  . Serão avaliadas 17 áreas da licenciatura. Pedagogia lidera as inscrições na PND, com 560.576 inscrições confirmadas. Letras – português aparece em segundo lugar, com 73.187 confirmações, seguida de matemática (72.53...

Ferrovia Transnordestina recebe autorização da ANTT e pela primeira vez terá transporte de cargas Após duas décadas de desafios e retomadas, o sonho da ferrovia que liga o sertão nordestino aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE) se torna realidade Compartilhe:

 Após duas décadas de desafios e retomadas, o sonho da ferrovia que liga o sertão nordestino aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE) se torna realidade

Publicado em 09/10/2025 17h12Atualizado em 09/10/2025 17h31
foto da ferrovia transnordestina com o trem passando

Foto: Divulgação / Comunicação ANTT

AAgência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou, nesta quinta-feira (9/10), o início do tráfego ferroviário de cargas na Ferrovia Transnordestina, em regime de comissionamento. A decisão foi aprovada por unanimidade durante a 1.018ª Reunião de Diretoria (Redir) e oficializada pela Deliberação nº 377/2025, publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União (D.O.U.).

O trecho autorizado compreende aproximadamente 679 quilômetros, entre os municípios de São Miguel do Fidalgo (PI) e Acopiara (CE), passando por Salgueiro (PE). A operação será conduzida pela concessionária Transnordestina Logística S.A. (TLSA).

Durante o período de comissionamento, a operação ocorrerá com condições técnicas específicas definidas pela ANTT, que visam garantir a segurança das operações e da infraestrutura ferroviária. Esse regime, adotado em novas ferrovias, permite que a via se ajuste gradualmente à carga transportada e às dinâmicas operacionais.

As inspeções realizadas pela Agência confirmaram o atendimento aos requisitos mínimos para o início do tráfego, restando ajustes pontuais a serem concluídos pela concessionária. Entre as determinações estão limites de velocidade, monitoramento técnico contínuo e ações de comunicação voltadas às comunidades próximas à ferrovia, com foco em segurança nos cruzamentos e nas áreas de circulação dos trens.

Imagem de obra
 

Inicialmente, o transporte abrangerá grãos, algodão, minérios, gesso, gipsita e contêineres, com potencial de movimentar até 1 milhão de toneladas de carga por ano. Os trens terão duas locomotivas e 20 vagões, alcançando velocidades de até 60 km/h, conforme as restrições operacionais vigentes.

Com investimento estimado em R$ 12 bilhões, a Ferrovia Transnordestina possui 1.206 quilômetros de extensão total e ligação prevista entre Eliseu Martins (PI) e os portos de Pecém (CE) e Suape (PE). O cronograma atualizado prevê a conclusão integral das obras até 2029.

A autorização marca a primeira operação de cargas da Transnordestina e consolida um passo importante na ampliação da malha ferroviária nacional e na integração logística do Nordeste.

Coordenação-Geral de Comunicação - ANTT
Sala de Imprensa | Banco de Fotografias | Todas as notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.