Fortaleza encerrou setembro de 2025 na liderança entre as capitais do Norte e do Nordeste na geração de empregos formais, segundo dados do Novo Caged, divulgados nesta quinta-feira (30/10). O saldo positivo de 3.507 postos de trabalho colocou a capital cearense também entre as cinco que mais criaram vagas em todo o país, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. O resultado reflete o dinamismo da economia local e o impacto direto das políticas de incentivo, capacitação e apoio ao empreendedorismo promovidas pela Prefeitura de Fortaleza. No recorte regional, a cidade também ficou em primeiro lugar em admissões (33.431) e em estoque de empregos formais (776.033) entre as capitais do Norte e Nordeste. O desempenho de setembro foi puxado principalmente pelo setor de Serviços, que criou 1.316 novas vagas, seguido da Construção Civil (1.091), Comércio (627) e Indústria (472). Apenas Fortaleza respondeu por 33,2% das vagas geradas em todo o Ceará, que teve saldo global de 10.561 novos postos de trabalho. O prefeito Evandro Leitão comemorou o resultado e reforçou o compromisso da gestão com a geração de oportunidades. “Nosso foco é manter o ritmo, com investimento em formação, inovação e apoio ao pequeno empreendedor. A economia de Fortaleza é feita por gente que trabalha, empreende e acredita no futuro da cidade. E é esse movimento que queremos fortalecer”, afirmou. “Esses números mostram que Fortaleza vive um momento de confiança e oportunidade. As políticas públicas de qualificação profissional, aliadas à aproximação com o setor produtivo, estão gerando resultados concretos na vida das pessoas”, destacou o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Antonio José Mota. “Cada emprego formal representa mais segurança, dignidade e renda circulando nos bairros da cidade”, completou Entre janeiro e setembro de 2025, Fortaleza já acumula 22.146 empregos formais criados, consolidando-se como uma das capitais que mais geram oportunidades no Brasil. Em setembro, o desempenho do município superou inclusive o saldo de nove estados brasileiros: Maranhão, Rio Grande do Norte, Piauí, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre, Roraima, Tocantins e Amapá.
Prefeitura de Fortaleza promove Procon nos Bairros no Jardim Iracema neste sábado (1/11)
Serão oferecidos serviços de renegociação de dívidas, denúncias e orientação jurídica
A Prefeitura de Fortaleza, por meio do Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza), realiza neste sábado (1º/11) o mutirão de serviços Procon nos Bairros, na Praça Chico da Silva, no bairro Jardim Iracema.
Das 9h às 16h, a população contará com serviços de renegociação de dívidas com as concessionárias Enel e Cagece e com as empresas de telefonia Claro, Tim e Vivo. Também serão oferecidos serviços de abertura de reclamações, registro de denúncias, consultas ao SPC/Serasa e orientação jurídica gratuita.
O evento também contará com palestras e apresentações culturais sobre os direitos do consumidor.
Documentação necessária: RG, CPF, comprovante de endereço e qualquer documentação relacionada à sua reclamação ou à sua dívida.
Renegociação de dívidas
Por meio das ações de renegociação promovidas pelo Procon Fortaleza, o consumidor pode alcançar mais de 90% de desconto em dívidas com as empresas participantes. No último Procon nos Bairros, realizado no bairro Conjunto Ceará no dia 25 de outubro, foram realizados mais de 1.400 atendimentos.
Serviço
Procon nos Bairros – Jardim Iracema
Data: 1º/11 (sábado)
Horário: das 9h às 16h
Local: Praça Chico da Silva (Rua Conselheiro Lafaiete com rua Rio Solimões – Jardim Iracema)
 
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.