Gestão compartilhada: Secretaria Regional 11 reúne permissionários e moradores para reforçar cuidado com a Praça do João XXIII
Gestão compartilhada: Secretaria Regional 11 reúne permissionários e moradores para reforçar cuidado com a Praça do João XXIII
Mais de 50 pessoas participaram do encontro; iniciativa estimula a escuta e a corresponsabilidade entre poder público e população

A Secretaria Regional (SER) 11 promoveu, nesta quarta-feira (29/10), uma reunião com permissionários, comerciantes e moradores do entorno da Praça Governador César Cals, conhecida como Praça do João XXIII, para discutir ações conjuntas voltadas à conservação do espaço. A iniciativa reforça o compromisso da gestão com o modelo de gestão compartilhada, que valoriza a escuta e a corresponsabilidade entre poder público e população na busca por soluções para o uso e manutenção dos logradouros públicos.
O encontro, que reuniu mais de 50 participantes da comunidade local, contou com representantes da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), da Guarda Municipal (GMF) e da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE).
Na ocasião, o titular da SER 11, Júlio Costa, destacou a importância da colaboração dos permissionários e dos comerciantes para mitigar os pontos de lixo. “Esse espaço é uma extensão da casa e do trabalho de cada um, e precisa ser cuidado com senso de pertencimento. A Prefeitura tem feito a sua parte, mas cada um também precisa assumir essa responsabilidade. Assim, a Regional 11 está chamando os permissionários e a comunidade para reforçar o respeito ao descarte correto e os dias da coleta”, afirmou.

Entre as ações já programadas pela Prefeitura, a quadra poliesportiva da praça passará por recuperação dos alambrados, pintura da arquibancada e abertura do portão e gradil do parquinho. A pasta também está providenciando nova sinalização para alertar sobre o descarte irregular de lixo, e articulou com a SCSP para que a frequência da coleta na lixeira subterrânea se tornasse um serviço diário. Além disso, o espaço conta com serviços de zeladoria três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas, e a Regional 11 também está atuando no reordenamento dos permissionários.
Permissionário da praça há sete anos, Francisco Gleidson Costa, acredita que a colaboração entre o poder público e a população é a melhor saída para sanar esse tipo de situação. “A iniciativa do secretário foi muito boa, porque ele escuta a gente e procura soluções para melhorar a praça. Eu acredito que, se todo mundo se unir, permissionários, moradores e clientes, dá pra mudar muita coisa. A lixeira fica bem ao lado do meu ponto, e quase todo dia eu preciso limpar. Por isso é importante que todos colaborem, pra gente resolver juntos essa situação”, pontuou.
Para a comerciante e moradora do entorno, Cátia Cordeiro, a reunião é o início de uma série de articulações que podem render um resultado positivo para a comunidade. “Eu espero muito que dê frutos e que seja solucionado. Se realmente acontecer o que eles falaram, que é a conscientização, que é jogar o lixo na lixeira subterrânea, se isso realmente acontecer, pode ser que dê efeito na praça”, declarou.
 
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.