A juíza da 54ª Zona Eleitoral, Rosa Cristina Ribeiro Paiva, divulgou, na noite deste domingo (26), em entrevista coletiva, o resultado da eleição suplementar no município de Santa Quitéria, ressaltando a tranquilidade do pleito. “O pleito aconteceu de forma regular, não tivemos nenhuma ocorrência grave”, disse. A magistrada informou que a diplomação do eleito, Joel Barroso, será dia 10 de novembro às 15h.
Resultado da votação:
Joel Barroso: foi eleito com 53,21% (13.161 votos);
Dra Lígia: 25,14% (6.218 votos);
Cândida Figueiredo: 21,65% (5.356 votos).
Com o total de 24.735 votos válidos, dos 32 mil e 868 eleitores aptos a votar, juíza destacou, ainda, que não teve nenhum voto anulado. Os votos brancos foram 682 e nulos também 682. Durante a votação, não houve a necessidade de troca de urnas eletrônicas.
O promotor eleitoral, José Luciano da Silva, falou do trabalho realizado no município. “Pelo que o Ministério Público Eleitoral observou, o clima da eleição transcorreu de forma tranquila, não houve registro de incidentes graves e/ou que pudesse comprometer o andamento dos trabalhos do dia de hoje, houve um trabalho satisfatório”, destacou.
Na ocasião, a Polícia Federal destacou o compromisso do trabalho conjunto. “Do ponto de vista da Polícia Federal a eleição foi bem tranquila, cumprimos nosso objetivo de trabalhar em conjunto com demais órgãos, e de proporcionar a oportunidade das pessoas escolherem seu candidato”, disse o delegado da PF, Olavo Pimentel.

O delegado da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Marcos Aurélio, enfatizou os trabalhos da equipe. “A operação que a Polícia Civil realizou em Santa Quitéria teve um resultado tranquilo. Não tivemos nenhuma ocorrência que justificasse uma atenção especial. E esse foi o nosso objetivo", falou.
Pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), o coronel Henrique, comandante do 3º CRPM, disse que os trabalhos ostensivos na cidade iniciaram com antecedência. “A operação Eleição em Santa Quitéria iniciou há um mês. Os efetivos começaram a chegar em três etapas diferentes, culminando no dia de hoje, tendo mais de 200 policiais militares e mais de 50 viaturas. Conseguimos fazer o policiamento ostensivo, a ação de presença foi realizada com sucesso em todos os locais de votação. Tivemos o resultado esperado”, contou.
A Polícia Judicial do TRE-CE somou com as forças de segurança conforme o plano elaborado. “Juntamente com as forças de segurança, executamos o que foi planejado há bastante tempo. A presidente do TRE-CE, desembargadora Maria Iraneide, orientou que fizéssemos uma eleição tranquila e transparente e isso se concretizou no dia de hoje”, ressaltou o agente da Polícia Judicial, Ivan Alexandre.
“O Exército cumpriu a missão após requisição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e contribuiu para garantir tanto com a votação, quanto a apuração, com 220 militares e 50 viaturas para atender as demandas da Justiça Eleitoral”, finalizou o major Leonardo Castiglioni.
Visitas aos locais de votação
Durante o dia, a juíza eleitoral Rosa Cristina visitou locais de votação na cidade com a finalidade de fiscalizar e verificar o andamento do pleito. “Pelas visitações realizadas, considero uma eleição tranquila e dentro da normalidade. Foi um momento proveitoso, onde podemos observar de perto a movimentação e esclarecer dúvidas”, disse.

Na ocasião, a magistrada agradeceu o empenho e o trabalho dos mesários, mesárias e auxiliares da eleição.
A juíza destaca ainda o reforço da segurança no município. "O reforço da segurança na cidade foi importante para manter a tranquilidade. E esse reforço foi iniciado desde as convenções partidárias, campanhas e hoje, como esperado, também foi bem tranquilo", destacou.
#PraTodoMundoVer
A primeira imagem mostra um grupo de nove autoridades — sete homens e duas mulheres — durante uma coletiva de imprensa no cartório eleitoral de Santa Quitéria. Entre os participantes estão representantes da Justiça Eleitoral, Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal e Corpo de Bombeiros Militar. Eles estão posicionados lado a lado, enquanto, ao fundo, algumas pessoas acompanham a coletiva. O ambiente tem paredes de cor clara, mesas com computadores e uma porta de madeira amarela. A segunda imagem mostra, em primeiro plano, um grupo de jornalistas segurando microfones e celulares voltados para as autoridades, que aparecem à frente, no mesmo ambiente descrito anteriormente. A terceira e última foto registra a juíza da 54ª Zona Eleitoral, Rosa Cristina Ribeiro Paiva, durante visita aos locais de votação. A magistrada está em pé, em frente a três mesárias — todas mulheres — que estão sentadas atrás de uma mesa branca com detalhes em azul. A mesária ao centro manuseia papéis. Ao fundo, há cadeiras e mesas distribuídas pela sala.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.