Pular para o conteúdo principal

Governo do Ceará lança Feira do Conhecimento 2025

  O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), convida para o lançamento da Feira do Conhecimento 2025. Com acesso gratuito, a FdC é o melhor evento de popularização da ciência, tecnologia, empreendedorismo e inovação do estado, consolidando-se como um espaço estratégico para a difusão do conhecimento e estímulo à pesquisa. O evento de lançamento reunirá autoridades e representantes do ecossistema de inovação para apresentar as novidades da próxima edição. Link para confirmar presença:  https://forms.gle/gfx9M3HqPSXgQCfn8 Serviço: Lançamento da Feira do Conhecimento 2025 Data: 14 de outubro de 2025 (terça-feira) Horário: 9h Local: Iate Clube de Fortaleza – Rooftop Av. Vicente de Castro, 4813 – Cais do Porto | Fortaleza/CE Mais informações:  www.feiradoconhecimento.com.br

Ministro Fux relatou processos que asseguraram moralidade no processo eleitoral e pluralidade de relações familiares Série de matérias em comemoração aos 37 anos da Constituição apresenta três decisões emblemáticas de cada ministro da Corte

 

Ministro Luiz Fux no Plenário do STFFoto: Andressa Anholete/STF

Com 42 anos de atuação na magistratura, Luiz Fux é o integrante do STF com a trajetória mais longa na carreira do Judiciário. Ingressou na carreira por concurso público como juiz do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), do qual também foi desembargador. Antes de chegar à Suprema Corte, em 2011, foi ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) por uma década. Fux presidiu o STF de setembro de 2020 a setembro de 2022, durante a pandemia de covid-19.

No Supremo, o ministro relatou processos de grande impacto político e social, entre eles o julgamento que declarou a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa – cuja origem está em uma mobilização popular que reuniu mais de 1,5 milhão de assinaturas. Confira.

Lei da Ficha Limpa

Marco na defesa da moralidade e da probidade no exercício de mandatos eletivos, a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/2010) foi validada pelo Supremo no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4578 e das Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADCs) 29 e 30, relatadas pelo ministro Luiz Fux. A norma estabelece hipóteses de inelegibilidade para candidatos com mandatos cassados, que renunciaram para evitar a cassação ou que foram condenados por decisão de órgão colegiado.

A decisão da Corte, tomada em fevereiro de 2012, permitiu a aplicação imediata da legislação nas eleições municipais daquele ano, consolidando o entendimento de que a Constituição de 1988 garante aos eleitores instrumentos para o fortalecimento da democracia representativa.

Paternidades socioafetiva e biológica

Outro julgado importante de relatoria do ministro foi o Recurso Extraordinário (RE) 898060, com repercussão geral (Tema 622), que reconheceu a possibilidade de coexistência das paternidades biológica e socioafetiva. A decisão reforçou o princípio do melhor interesse da criança e do adolescente, consagrado no artigo 227 da Constituição.

No julgamento, realizado em setembro de 2016, o STF firmou o entendimento de que o reconhecimento da paternidade socioafetiva não exclui as obrigações do pai biológico e de que o ordenamento jurídico deve refletir a pluralidade das relações familiares contemporâneas.

Em seu voto, o ministro lembrou que, no Código Civil de 1916, o conceito de família era centrado no casamento e distinguia filhos legítimos e ilegítimos. A Constituição de 1988 transformou essa visão ao valorizar o afeto, a igualdade entre os filhos e a dignidade da pessoa humana como fundamentos do direito de família. Dessa forma, a lei passou a se adequar às peculiaridades e demandas dos variados relacionamentos interpessoais, “em vez de impor uma moldura estática baseada no casamento entre homem e mulher”.

Código Florestal

O ministro Luiz Fux também relatou as Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 4901, 4902, 4903 e 4937 e a Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 42, que questionavam dispositivos do novo Código Florestal (Lei 12.651/2012). No julgamento, o STF fixou entendimento sobre dispositivos relevantes, como, por exemplo, os que tratam da intervenção excepcional em Áreas de Preservação Permanente (APP). A Corte determinou que a intervenção por interesse social ou utilidade pública deve ocorrer apenas quando não houver alternativa técnica ou locacional à atividade proposta. A decisão também reduziu o rol de casos de utilidade pública, excluindo obras voltadas à gestão de resíduos e à realização de competições esportivas.

O STF não permitiu que a proteção do entorno de nascentes e olhos d’água intermitentes fosse enfraquecida, por entender que a preservação dessas áreas é essencial para a existência dos cursos d’água que se originam deles, especialmente os rios intermitentes, presentes em áreas de seca e de estiagem.

(Iva Velloso/AS/CF//AD)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.