A espera de anos e a incerteza deram lugar à emoção e à satisfação para a professora aposentada Maria Shirley Mourão Paiva, que aguardava ansiosa pela audiência de conciliação para assinar o acordo feito com o Estado visando ao pagamento do seu precatório. “Eu estou me sentindo satisfeita, porque o processo chegou ao fim, e graças a Deus nós chegamos a um acordo”, disse a professora.
Com o mesmo sentimento, o casal Valder Chagas Bomfim, 82, e Selma Botelho Guimarães Bonfim, 80, que esperava o pagamento de uma ação indenizatória por desapropriação, previsto para ocorrer em 2029, viu o que parecia distante e, quase inalcançável, se tornar uma realidade graças à negociação. “O Estado propôs esse acordo com desconto e nós aceitamos, ninguém sabe o que vai acontecer até 2029. Eu tinha muita esperança e se concretizou”, falou a senhora Selma.
Essas são apenas duas entre as tantas histórias que tiveram um desfecho positivo na sala de audiências do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) durante o primeiro dia do mutirão de conciliação de precatórios do Estado do Ceará.
A iniciativa, conduzida pelo Juiz Auxiliar da Assessoria de Precatórios, unidade vinculada à Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), começou nesta segunda-feira (20/10) e contempla 199 credores que terão a oportunidade de receber os valores de forma rápida e segura, por meio de acordos diretos com o Estado do Ceará.
A conciliação se prova uma ferramenta eficaz para desafogar o sistema Judiciário e, principalmente, oferecer uma solução concreta aos credores. O mutirão não apenas acelera o pagamento, mas também humaniza o processo, a partir de diálogo direto entre as partes, buscando um desfecho mutuamente benéfico, sem a necessidade de mais longos trâmites processuais.
A expectativa é de que, ao final do mutirão, que prossegue até a próxima sexta-feira (24/10), mais famílias, cidadãs e cidadãos cearenses consigam ter acesso aos valores que lhes são de direito, podendo encerrar um capítulo de espera e dúvidas.
SERVIÇO
Mutirão de Precatórios do Estado do Ceará
Data: 20 a 24 de outubro de 2025
Horário: das 9h às 11h30 e das 13h às 17h
Local: Sala do Nupemec/TJCE – Sede Judiciária do TJCE, Centro Administrativo do Cambeba
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.