Outubro Rosa: IJF realiza cirurgia de reconstrução mamária em pacientes que tiveram câncer de mama Até o final do mês, dez mulheres passarão pelo procedimento cirúrgico. O objetivo é resgatar a autoestima e promover qualidade de vida às pacientes

Em alusão ao Outubro Rosa, mês da campanha de prevenção ao câncer de mama, o Instituto Dr. José Frota (IJF), hospital da Prefeitura de Fortaleza, realiza durante este mês 10 cirurgias de reconstrução mamária. A assistência será voltada a mulheres que passaram por tratamento contra o câncer e foram submetidas à mastectomia, cirurgia de retirada total ou parcial do tecido mamário. O encaminhamento das pacientes é realizado por meio da Central de Regulação do Município, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Coordenado pela equipe de Cirurgia Plástica do IJF, a ação é realizada de forma integrada, com apoio da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (Regional Ceará) e empresas parceiras, que fizeram a doação das próteses mamárias. O hospital entra como executora das cirurgias, disponibilizando toda sua estrutura e equipe multidisciplinar para acolher as pacientes do pré ao pós-operatório.
“Por mais um ano, abraçamos essa causa e estamos disponibilizando a cirurgia reconstrutora para mulheres que passaram pelo tratamento do câncer e retiraram de forma total ou parcial a sua mama. Ao todo, serão 10 procedimentos realizados, devolvendo a essas pacientes a autoestima. As sequelas do tratamento, muitas vezes, afetam a imagem corporal das mulheres e essa iniciativa visa oferecer uma recuperação não apenas física, mas também social e emocional das pacientes”, diz Breno Pessoa, chefe da Cirurgia Plástica do IJF.
Uma das pacientes que já realizou o procedimento é Simone Faustino do Nascimento, de 51 anos, encaminhada pela Atenção Primária à Saúde de Fortaleza para realizar a cirurgia no IJF. “Recebi o diagnóstico de câncer de mama em 2016. Senti um nódulo ao tomar banho e agendei uma consulta para realizar exames. A luta foi grande. Passei por quimioterapia e radioterapia e hoje estou curada e sigo em acompanhamento”, relata a paciente.
Simone relata que depois da retirada da mama sempre teve o sonho de realizar a reconstrução. “Muitas vezes, senti vergonha de ir à praia, de vestir uma roupa, e agora, no pós-operatório, vejo que minha espera valeu a pena. Estava na fila há três anos e o sentimento hoje é de gratidão, pela oportunidade e também por toda a equipe do IJF. Agora, é mais qualidade de vida e ser mais feliz do que já sou”, finaliza.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.