Presidente e vice-presidente da Central de Concursos e Verificações (CCV) são nomeados e anunciam primeiros concursos públicos
Presidente e vice-presidente da Central de Concursos e Verificações (CCV) são nomeados e anunciam primeiros concursos públicos
- Quinta, 23 Outubro 2025 12:45
- Escrito por UFC Informa
O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Custódio Almeida, nomeou, nesta terça-feira (21), a presidente e o vice-presidente da Central de Concursos e Verificações (CCV). A partir de agora, os servidores Luana Claudio Sombra e Marlon Bruno Matos Paiva passam a administrar o novo órgão suplementar da UFC, vinculado à Reitoria.

Aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário da UFC (Consuni) no dia 25 de agosto de 2025, a CCV foi criada para planejar, organizar, coordenar e executar concursos públicos, processos seletivos e verificações acadêmicas ou institucionais tanto no âmbito interno da UFC quanto em cooperação com outras instituições. A Central chega como sucessora da Coordenadoria de Concursos (CCV) e da Comissão Coordenadora do Vestibular (CCV), órgãos que realizavam as seleções institucionais na UFC.
A presidente da CCV, Luana Sombra, destaca que a criação da Central representa um marco importante na estrutura administrativa da universidade. “A CCV nasce com a missão de fortalecer a governança e a transparência dos concursos e processos seletivos realizados pela instituição, assegurando eficiência, padronização e qualidade técnica em todas as etapas. Vejo esse passo como um avanço estratégico para a comunidade acadêmica e administrativa da UFC e também para a sociedade”, afirma Luana Sombra.
Entre as competências atribuídas à CCV, estão a elaboração de editais, o apoio técnico e logístico às unidades acadêmicas, o desenvolvimento de fluxos padronizados de trabalho e a realização de projetos institucionais voltados ao aprimoramento dos mecanismos de seleção e verificação. “Essa estrutura flexível e colaborativa permitirá à CCV atuar com agilidade e excelência técnica, mantendo o compromisso com a integridade e a transparência dos processos sob sua responsabilidade”, ressalta a presidente da CCV.
De acordo com o vice-presidente da CCV, Bruno Matos, a Central desenvolverá procedimentos operacionais para garantir a excelência de concursos públicos. “A CCV profissionaliza e otimiza procedimentos internos para os concursos públicos e seleções, puxando para si demandas que sobrecarregavam unidades acadêmicas, sem tirar o protagonismo delas durante a execução dos concursos”, destaca Bruno Matos.
CONCURSOS - Com editais a serem lançados ainda no mês de outubro de 2025, os primeiros concursos realizados pela CCV contemplarão cargos técnico-administrativos de níveis médio e superior. “Serão aproximadamente 75 vagas, somando os mais de 20 cargos que serão oferecidos, para convocação imediata, que formarão também um amplo cadastro de reserva. Além disso, teremos o edital com mais de 50 vagas para o Magistério Superior”, explica o vice-presidente da CCV.
“Esses certames representam um passo importante na recomposição e no fortalecimento do quadro de servidores da Universidade Federal do Ceará. A previsão é de que os editais sejam publicados no mês de outubro, marcando o início das atividades da CCV com processos conduzidos sob os princípios de transparência, eficiência e excelência técnica”, afirma Luana Sombra.
A presidente da CCV destaca ainda o compromisso da UFC com a inovação administrativa e a melhoria contínua dos seus processos. “Nossa meta é que cada concurso ou seleção organizado pela UFC seja reconhecido pela qualidade, pela lisura e pela confiança que transmite à comunidade acadêmica e à sociedade”, ressalta Luana Sombra.
“A CCV sempre foi sinônimo de lisura e profissionalismo. Então o retorno da Central, utilizando o mesmo nome consolidado há décadas, reforça nosso compromisso em vincular tradição e inovação aos concursos realizados pela Universidade Federal do Ceará”, complementa Bruno Matos.
“Estamos estruturando uma equipe altamente qualificada e comprometida com o princípio da eficiência, para que a CCV se consolide como uma referência nacional em gestão de concursos e verificações, fortalecendo o papel público da Universidade como instituição promotora de mérito, equidade e desenvolvimento institucional”, conclui a presidente da CCV.

Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.