Premiação, referente aos anos de 2023 e 2024, reconhece empresas que se destacaram na inserção de pessoas com deficiência em seus quadros
Iniciativa do Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) e da Secretaria do Trabalho (SET), o selo “Empresa Completa, Empresa que Inclui” foi concedido, nesta segunda-feira (20), para 15 instituições cearenses. Em 2025, a homenagem chegou à 14ª edição e é referente aos anos de 2023 e 2024. A premiação reconhece empresas que se destacaram na inserção de pessoas com deficiência em seus quadros. A solenidade foi comandada pela vice-governadora Jade Romero, no Palácio da Abolição, em Fortaleza.
O Ceará é destaque em todo país em inserções de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Com apoio do Governo do Estado, 2.567 trabalhadores receberam uma oportunidade de emprego em 2023 e 2024. No ano passado, o número (952) foi o maior do Nordeste e o terceiro do país.
“Nosso muito obrigado, em nome do governador Elmano, por tudo que tem sido feito por todas essas empresas. Sobretudo por mostrar que o empresariado está atento, garantindo que a política de emprego é também inclusão na economia, fortalecendo a nossa sociedade”, destacou a vice-governadora, Jade Romero.
As empresas homenageadas neste ano foram: Assai Atacadista, Coopershoes Calçados, Dakota Nordeste, Colégio Christus, Sesc, Colégio Antares, Pinheiro Supermercado, Ecofor Ambiental, Cocalqui, Sapataria Nova, Fribal, Oto Santos Dumont, Farmace, Unifametro e Teclav.
Secretário do Trabalho, Vladyson Viana, salientou a importância do selo para a criação de uma cultura de inclusão no Ceará. “A nossa ideia com o prêmio é tornar isso em uma cultura de inclusão, algo que faça sempre parte das agendas das empresas. Esse selo mostra que os trabalhadores com deficiência tem capacidade produtiva, contribuindo com o mercado cearense e com os resultados dessas empresas”,disse.
Com o objetivo de conectar empresas e os profissionais com deficiência, o IDT foi pioneiro no Brasil neste tipo de atendimento, atuando na área desde 1991. Prioritariamente, o trabalho visa derrubar barreiras de preconceito, fazendo com que o empresariado também adote uma abordagem de maior responsabilidade social.
Presidente do IDT, Raimundo Ângelo, ressaltou a gratidão de ver bons resultados após o trabalho de muitos envolvidos em prol dos trabalhadores. “Hoje é um momento importante com as empresas parceiras que vem fazendo esse ótimo trabalho com as pessoas com deficiência no mercado cearense. Nós do IDT, que participamos desse processo cotidiano, ficamos muito gratos por esse resultado”, finalizou.
Inclusão
Marcel Moraes, diretor industrial da Coopershoes Brasil, reconheceu o impacto do selo em sua empresa e na economia cearense como um todo. “É com grande alegria e gratidão que recemos esse selo. Ao longo das edições desse prêmio, temos a honra de estar entre as empresas que mais inclui, estando presente em 10 edições. Mais do que números, são histórias, talentos que enriquecem a nossa historia institucional. Agradecemos por essa iniciativa que valorizam as empresas que acreditam na força da inclusão. Esse prêmio é de todos os nossos trabalhadores”, comentou.
Presidente da Dakota Nordeste, Remir Delmar Welter, agradeceu o apoio do Governo do Estado para a inserção dos trabalhadores com deficiência. “Todos esses avanços com os profissionais com deficiência aconteceram também por todo o apoio do governador Elmano de Freitas, que sempre está acompanhando as empresas e melhorando a vida dessas pessoas”, pontuou.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.