Pular para o conteúdo principal

Resposta rápida da Polícia Civil resulta na prisão de suspeito de crime sexual em Nova Olinda

  Uma resposta rápida da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) resultou na prisão em flagrante, nesta quarta-feira (20), de um homem de 32 anos, suspeito de crime contra a dignidade sexual em Nova Olinda, Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do estado. A vítima se encontrava em um posto de saúde, na sede do município, quando um homem se aproximou e cometeu o crime. Diante das informações e com apoio de imagens de câmeras de segurança, o suspeito foi identificado e capturado pela PCCE. Ele foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil de Nova Olinda, onde foi autuado pelo crime já mencionado e se encontra à disposição da Justiça. Denúncias A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mens...

Afrocearensidades: equipamentos da SSPDS participam de ações de fortalecimento da equidade racial no Mês da Consciência Negra

 

Escutar e reconhecer o protagonismo de povos historicamente vulnerabilizados. Com esse propósito, e legitimando saberes ancestrais e experiências diversas, o Governo do Ceará realiza, ao longo de novembro de 2025, a 3ª edição do Festival Afrocearensidades, em alusão ao Mês da Consciência Negra. No âmbito da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio de suas vinculadas, estão sendo promovidas ações de letramento racial, rodas de conversa, emissão de documentos, o lançamento de uma especialização e a divulgação de uma cartilha produzida pela Coordenadoria de Defesa Social (Codes) da SSPDS, que encerrará a programação na próxima terça-feira (25). Toda a agenda do festival é coordenada pela Secretaria da Igualdade Racial (Seir).

“O objetivo central do Festival é garantir visibilidade ao povo negro, ao seu potencial criativo e à sua resistência diante da desumanização imposta pelo racismo”, destaca a secretária da Igualdade Racial, Zelma Madeira.

No dia 5 de novembro, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) realizou uma formação interna com colaboradores e servidores sobre letramento racial. O encontro aconteceu no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) e abordou aspectos históricos e contemporâneos do racismo, identidade racial, violência e outras temáticas correlatas. Já em 12 de novembro, a iniciativa foi levada para uma roda de conversa com estudantes de uma escola pública no bairro Dias Macedo, em Fortaleza. “Nós estamos com iniciativas de apoio à população negra, como um processo de letramento racial e outras ações, entre elas uma cartografia social participativa que mapeia terreiros de religiões de matriz africana”, afirmou a superintendente da Supesp, Juliana Barroso, durante o lançamento do III Festival Afrocearensidades.

No dia 13 de novembro, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) recebeu uma oficina de letramento racial, realizada em parceria com a Seir. O encontro aconteceu no auditório do Comando-Geral do CBMCE e reuniu autoridades, bombeiros militares, pesquisadores e representantes da sociedade civil. “O seminário reforça o esforço institucional de construir ambientes mais justos, respeitosos e inclusivos, valorizando a formação humana como pilar essencial do serviço público”, destacou o comandante do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH), tenente-coronel CBMCE George Girão.

Especialização pioneira

A Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) lança, nesta quinta-feira (20), o curso de Especialização em Direitos Humanos e Equidade Racial na Atuação Policial. A formação é pioneira no Brasil, sendo a primeira ofertada por uma academia de segurança pública com essa temática.

Além da especialização, entre os dias 10 e 14 de novembro, a Aesp promoveu um curso de extensão em letramento racial para profissionais das Forças de Segurança do Ceará. A formação ocorreu de maneira remota.

Emissão de documentos

Após 102 anos do primeiro documento de identidade no Ceará, Pefoce chega a  mais de um milhão de documentos emitidos em menos de um ano - Perícia  Forense

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) realiza, pelo segundo ano consecutivo, uma campanha para emissão da Carteira de Identificação Nacional (CIN). Neste ano, o primeiro dia do mutirão ocorreu em 11 de novembro, no território quilombola Serra do Evaristo, em Baturité. Nesta quinta-feira (20), o atendimento acontecerá das 13h às 17h, no Museu da Imagem e do Som (MIS), no bairro Meireles, em Fortaleza. O mutirão é destinado a grupos racialmente discriminados. “Ganha a população, ganha a cidadania e, principalmente, nós, pelo sentimento do dever cumprido. Parabéns a todos os envolvidos”, afirmou o coordenador da CIHPB/Pefoce, Ricardo Filgueiras. O atendimento será realizado por ordem de chegada.

PodSeg

Em alusão ao Mês da Consciência Negra, o PodSeg, podcast da SSPDS, lançou nesta quarta-feira (19) um episódio especial com a participação do tenente-coronel Leandro, comandante do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) da PMCE. Durante a conversa, o comandante destacou o compromisso do Copac no combate à discriminação e na proteção de pessoas negras, comunidades quilombolas e movimentos sociais. “Todos esses movimentos a gente se aproxima, tem um alinhamento, consegue dialogar e trazer o melhor para a comunidade. […] As portas do Copac estão abertas para todos os públicos e comunidades. Todos os policiais, do soldado ao comandante, estão prontos para acolher e trazer respostas para o que a comunidade precisa”.

Encerramento

No dia 25, a sede da SSPDS no Cisp recebe a ação “Manhã pela Equidade Racial”, organizada pela Codes/SSPDS. Com o tema “Segurança Pública no Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade”, o evento reunirá gestores, profissionais da segurança e representantes da sociedade civil, em um espaço de escuta, reconhecimento e valorização da identidade negra. Na ocasião, será lançada a Cartilha Antirracista da Codes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.