Pular para o conteúdo principal

Banda Sinfônica da Uece encerrará IV FIMI com concerto gratuito no Cineteatro São Luiz

  A Banda Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (BS/Uece) participará do encerramento do IV Festival Internacional de Música Instrumental do Ceará Mansueto Barbosa (FIMI), em concerto que será realizado no próximo dia 13 de novembro, às 19h, no Cineteatro São Luiz, com a solista convidada Karina Toledo (Brasil/França). A proposta do concerto une duas obras sinfônicas de grande riqueza narrativa e musical: a Bachianas Brasileiras No. 3. de Heitor Villa-Lobos, e a Suite Sinfônica Scheherazade, de Nicolai RimSky-Korsakov. Ambas exploram universos distintos, o Brasil profundo e a fantasia oriental, mas compartilham o poder de contar histórias por meio da música. Veja abaixo a programação: Sobre o Festival O IV FIMI tem como objetivo consolidar um espaço de formação em música que proporcione a alunos de diferentes níveis de formação musical e contextos sociais o acesso a conteúdos artísticos e educativos variados no âmbito da música instrumental, que são oferecidos gratuitamente, ...

Artista transforma viagens na Linha Sul em reflexões sobre corpo, território e memória

 

Os percursos entre Maracanaú e Fortaleza realizados desde a infância na Linha Sul, tornaram-se o ponto de partida para a investigação artística e histórica do pesquisador e artista visual Léo Silva. Crescido próximo ao trecho ferroviário, ele transformou as paisagens em movimento em matéria de criação e reflexão sobre memória e pertencimento. “Cresci fazendo esse trajeto. Primeiro com o trem, depois com o metrô. Com o tempo, comecei a registrar esses movimentos e percebi que ali estava também a minha história e a de muitas outras pessoas”, conta o artista.

A exposição Linha Sul, de Léo Silva, fica aberta ao público de 1º a 30 de novembro, na Estação Benfica, em Fortaleza, com visitação gratuita de terça a sábado, das 8h às 22h. A mostra reúne obras em vídeo, fotografia, performance e instalação, convidando o público a uma viagem sensorial pelos trajetos ferroviários e suas camadas históricas e ecológicas.

Resultado de uma pesquisa performativa e documental, o trabalho se ancora tanto na experiência cotidiana do deslocamento quanto em arquivos sobre a antiga ferrovia. “Essa linha foi construída na segunda metade do século XIX, com o trabalho de retirantes das secas, como obra de socorro público, antes chamada Estrada de Ferro de Baturité”, explica Léo.

As obras utilizam elementos como terra, café, açúcar e algodão, tensionando o olhar urbano e propondo novas percepções sobre natureza e cultura.“Muitos dos meus trabalhos têm terra, têm água, têm café, têm açúcar”, descreve o artista. “É uma escuta material também, composições que nos fazem pensar sobre esses fluxos e as migrações ecológicas.”

Ao deslocar o foco da capital para as experiências periféricas, Léo propõe uma reflexão profunda sobre corpo, território e deslocamento. “Me interessou também uma pesquisa que desmetropolizasse o olhar”, afirma. “As composições se dão com câmera, espaço, arquivo, território, sempre pensando em cruzamentos e travessias”, conclui.

O Metrofor é parceiro do projeto por reconhecer que abrir o sistema metroviário a iniciativas culturais amplia o diálogo com a sociedade e evidencia o transporte público como eixo vital da história e da vida nas cidades.

A exposição Linha Sul é apoiada pelo 13º Edital Ceará das Artes na linguagem de Artes Visuais, realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE), com recursos provenientes da Lei Federal n° 195 de 2022 (Lei Paulo Gustavo).

Sobre o artista

Natural de Maracanaú, Léo Silva é historiador, mestre em Comunicação e doutorando em História. Formado em audiovisual pela Vila das Artes, teve no pai — ex-funcionário da Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA) — uma das inspirações para a pesquisa sobre o passado ferroviário. Desde 2016, desenvolve trabalhos que integram arte, ecologia e performance, com obras exibidas no MAC-CE, na Pinacoteca do Ceará e na Casa de Saberes Cego Aderaldo. Com Linha Sul, reúne pela primeira vez todo esse percurso criativo em uma única mostra.

Serviço

Exposição Linha Sul
Local: Estação Benfica (área aberta ao público)
Terça a sábado, de 8h às 22h
Acesso gratuito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.