A capacitação, pioneira no Brasil, contou com a participação de bombeiros dos 26 estados e Distrito Federal, incluindo o cearense
Um bombeiro cearense lotado no Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) concluiu, neste mês de outubro, o curso nacional de Resposta em Ações Integradas para Atuação em Situações de Desastres (RESPAD). A capacitação, pioneira no Brasil e promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), aconteceu em Brasília.

Na ocasião, 42 bombeiros militares dos 26 estados e do Distrito Federal participaram do curso que teve o objetivo de aprimorar a coordenação entre os Corpos de Bombeiros Militares (CNCGCBM/LIGABOM), as forças de segurança pública e os demais órgãos responsáveis pela gestão de crises para garantir maior eficiência no enfrentamento de desastres naturais.

O cearense, capitão Gerdean Alves do CBMCE, concluiu o curso formando a primeira turma unificada do país, intitulada de Turma Precursora. Com 80 horas de duração, o curso abordou temas como planejamento operacional, georreferenciamento de desastres, logística, Sistema de Comando de Incidentes (SCI) e comunicação crítica. Ele ressaltou a importância da capacitação. “O curso foi sensacional, principalmente naquilo que propõe, que é o networking e o conhecimento da realidade operacional, administrativa e estrutural de cada estado. Foi uma experiência única”, destacou o bombeiro.

A formação teve como destaque um simulado prático de atuação integrada, com participação da Força Aérea Brasileira (FAB), Exército Brasileiro, BOPE da PMDF e Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). Para o próximo ano, estão previstas duas novas edições do curso, ampliando o alcance e a formação de novos gestores especialistas em todo o país.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.