Evandro Leitão representa cidades da América Latina em painel da COP30 sobre combate do calor extremo
Evandro Leitão representa cidades da América Latina em painel da COP30 sobre combate do calor extremo
Prefeito de Fortaleza também participará, em Belém, de outros dois painéis na Cúpula do Clima, discutindo projetos de energia limpa e implementação climática

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, participará da COP30, em Belém, na próxima terça-feira (11/11), participando de três painéis temáticos. Na “Sessão de Alto Nível sobre o combate ao calor: Mutirão Contra o Calor Extremo”, ele representará todas as cidades da América Latina, falando sobre as experiências da Capital cearense no enfrentamento ao aumento das temperaturas e ao efeito de ilhas de calor.
Na ocasião, o gestor municipal vai lançar o Observatório dos Riscos Climáticos de Fortaleza, uma rede de sensores meteorológicos que monitora em tempo real a sensação térmica e outros indicadores nas áreas periféricas. Os dados vão orientar projetos para mitigar o calor na Cidade, assim como ações preventivas às inundações.
O Observatório recebe apoio da Parceria para Cidades Saudáveis (PHC), uma iniciativa apoiada pela Bloomberg Philanthropies em parceria com a OMS e a organização global de saúde Vital Strategies. O apoio consistiu aquisição de dez sensores meteorológicos que fornecem dados em tempo real das áreas periferia a de Fortaleza, consultoria sobre a integração e inteligência de dados do observatório, além de intercâmbio entre cidades na mesma parceria, participação em capacitações e eventos.
Neste painel, Evandro estará dividindo mesa com a diretora-executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Inger Andersen, com a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva, com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, a prefeita de Adelaide (Austrália), Jane Lomax-Smith, além dos ministro do Meio Ambiente da Somália, Bashir Jama, e do ministro de Mudanças do Clima de Gana, Seidu Issifu.
Além do Observatório dos Riscos Climáticos de Fortaleza, Evandro Leitão também vai discorrer sobre a ampliação das áreas verdes na proposta de revisão do Plano Diretor, expandindo corredores verdes, parques e áreas de preservação, e sobre iniciativas climáticas em parceria com a Educação e a Saúde do município.
A convite do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, o prefeito de Fortaleza vai participar da, ao lado da ministra Marina Silva e do ministro das Cidades, Jader Filho, da Sessão Ministerial de Alto Nível sobre Gerenciamento de Resíduos e Economia Circular. Neste painel será proposta a assinatura de um pacto referente ao Projeto de Biometano de Resíduos Sólidos nos municípios, promovendo o uso do biometano gerado em aterros sanitários, transformando resíduos sólidos em energia limpa e contribuindo para as metas nacionais de descarbonização.
Também inclusa na programação do prefeito de Fortaleza na COP30 está a participação do painel "Cidades em Rede: Administrações municipais de cidades membros da C40 debatem estratégias para acelerar e escalar a implementação climática". Este encontro é promovido pela Prefeitura de Fortaleza, em parceria com a C40 Cities, e contará com a participação da secretária de Meio Ambiente e Clima do Rio de Janeiro, Tainá de Paula, do secretário de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, João Vicente Leitão, do diretor do Departamento de Meio Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima, Mauricio Guerra, e da analista de Planejamento e Gestão no Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza (Ipplan), Dalila Menezes.
Sobre a Parceria para Cidades Saudáveis
A Parceria para Cidades Saudáveis é uma prestigiada rede global com mais de 70 cidades comprometidas em salvar vidas por meio da prevenção de doenças não transmissíveis (DNTs) e lesões. Apoiada pela Bloomberg Philanthropies em parceria com a OMS e a organização global de saúde Vital Strategies, a iniciativa permite que cidades do mundo todo ofereçam políticas públicas ou intervenções programáticas de alto impacto para reduzir as DNTs e lesões graves em suas comunidades. Para mais informações, acesse o site.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.