Pular para o conteúdo principal

Banda Sinfônica da Uece encerrará IV FIMI com concerto gratuito no Cineteatro São Luiz

  A Banda Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (BS/Uece) participará do encerramento do IV Festival Internacional de Música Instrumental do Ceará Mansueto Barbosa (FIMI), em concerto que será realizado no próximo dia 13 de novembro, às 19h, no Cineteatro São Luiz, com a solista convidada Karina Toledo (Brasil/França). A proposta do concerto une duas obras sinfônicas de grande riqueza narrativa e musical: a Bachianas Brasileiras No. 3. de Heitor Villa-Lobos, e a Suite Sinfônica Scheherazade, de Nicolai RimSky-Korsakov. Ambas exploram universos distintos, o Brasil profundo e a fantasia oriental, mas compartilham o poder de contar histórias por meio da música. Veja abaixo a programação: Sobre o Festival O IV FIMI tem como objetivo consolidar um espaço de formação em música que proporcione a alunos de diferentes níveis de formação musical e contextos sociais o acesso a conteúdos artísticos e educativos variados no âmbito da música instrumental, que são oferecidos gratuitamente, ...

Festival Choro Jazz começa nesta quinta, com oficina de Toninho Horta, na Escola Pública de Música de Fortaleza. Sexta e sábado, shows no Dragão do Mar. Entrada franca

 Festival Choro Jazz começa nesta quinta, com oficina de Toninho Horta, na Escola Pública de Música de Fortaleza. Sexta e sábado, shows no Dragão do Mar. Entrada franca


Em Fortaleza os shows acontecem sexta e sábado, 7 e 8 de novembro, sempre a partir das 19h, no Anfiteatro do Dragão do Mar, com acesso gratuito: Marimbanda com Adelson Viana, Toninho Horta, Lorena Nunes e Marcos Valle convidando Joyce Moreno são as atrações na capital


O grande encontro da música do Brasil, o Festival Choro Jazz, realiza nesta semana sua etapa de Fortaleza, com oficina com Toninho Horta na Escola Pública de Música, na quinta-feira, 6/11, às 15h, e com shows no Anfiteatro Dragão do Mar, na sexta e no sábado, 7 e 8/11, sempre a partir das 19h.

Já a etapa Jericoacoara acontecerá de 2 a 7 de dezembro. O Festival Choro Jazz, realizado na capital cearense e na belíssima Jeri desde 2009 como um dos principais eventos do calendário musical brasileiro, traz uma programação de grandes nomes, sempre com acesso gratuito. O festival é mais uma vez apresentado pela Petrobras, a grande incentivadora da proposta itinerante, pelo segundo ano consecutivo. 

Em Jericoacoara os shows acontecem na praça principal da cidade, com livre acesso e público com o pé na areia, na antiga vila de pescadores que se tornou conhecida internacionalmente, recebendo visitantes de vários países e de diversos estados brasileiros, ao longo de todo o ano, como uma das mais belas praias. As apresentações do Choro Jazz na etapa Jeri acontecem de terça, 2/12, a domingo, 7/12, com três shows por noite, começando sempre às 20h.



Em Fortaleza o público poderá desfrutar, na quinta-feira, 6 de novembro, às 15h, na Escola Pública de Música da Vila das Artes (Rua Cap. Gustavo, 3552, bairro Joaquim Távora), da oficina com Toninho Horta, o aclamado cantor, compositor, guitarrista, violonista, arranjador, produtor musical mineiro. Oportunidade para encontro e troca de ideias e aprendizados com um dos mestres da música do mundo! Acesso gratuito. Inscrições via Instagram @chorojazz.


Na sexta, 7 de novembro, a partir das 19h, no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar, acontecem as apresentações da Marimbanda, mais emblemático grupo da música instrumental do Ceará para o Brasil, recebendo como convidado especialíssimo o mestre acordeonista e pianista Adelson Viana. O segundo show da noite é do grande andarilho da música do mundo, o mineiro Toninho Horta, mestre da guitarra, do violão, das harmonias, dos arranjos, das composições, comemorando os 45 anos do clássico disco "Terra dos Pássaros".


No sábado, 8 de novembro, também a partir das 19h, a plateia vai aplaudir Lorena Nunes, uma das cantoras e compositoras mais destacadas da cena do Ceará para o Brasil e para outros países, mostrando no festival o show "Embarcação". Lorena é também a apresentadora do Festival Choro Jazz, desde o ano passado, para as etapas Fortaleza e Jericoacoara. 


Fechando a segunda noite e a etapa Fortaleza do Choro Jazz, ninguém menos do que Marcos Valle, convidando Joyce Moreno, ambos cantores, compositores, instrumentistas, mestres da música do mundo, há décadas amplamente reconhecidos como referências internacionais na bossa, no samba, nas baladas, na canção brasileira, nas influências jazzísticas e na forte personalidade musical.


O Festival Choro Jazz conta com a idealização e a curadoria de Antônio Ivan Capucho; organização da Iracema Cultural, coordenada por Aline de Moraes e equipe; apoio da Autarquia Jeri, do Conselho Comunitário e da Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara; do Governo do Estado do Ceará; da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), por meio do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em parceria com o Instituto Dragão do Mar, da Prefeitura de Fortaleza; com apresentação da Petrobras, em uma realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


"É um grande encontro da música do Brasil, pra chamar atenção pra diversidade, a beleza, a intensidade dessa música, pra dimensão do nosso país e pra importância de termos ações como esta em outras regiões. É uma honra e uma alegria estarmos mais uma vez em Fortaleza e Jericoacoara com o Festival Choro Jazz", destaca Capucho. 


Confira a programação de shows em Jeri:


Já na etapa Jericoacoara do festival, a programação começa na terça-feira, 2/12. Quem abre os trabalhos, às 20h, é a Banda do Núcleo de Arte e Educação de Cultura de Jijoca de Jericoacoara - NAEC. Às 21h30 tem show do grupo Choro da Esquina (RJ). E às 23h30, do grupo formado por Swami Jr. (SP), Teco Cardoso (SP) e Bebê Kramer (RS).


Na quarta-feira, 3/12, às 20h, acontece a apresentação do grupo Tribos Jeri, seguida, às 21h30, pelo show do clarinetista Caetano Brasil (MG) e de seu grupo. E às 23h30, do Livia Mattos quarteto, destacando a acordeonista baiana que vem chamando atenção por seu trabalho de inovação e versatilidade.


Na quinta-feira, 4/12, às 20h, sobe ao palco o Luiz Otávio Quarteto (RJ), seguido, às 21h30, pelo quarteto do mestre guitarrista, compositor e arranjador Chico Pinheiro, paulista radicado em Nova York. Às 23h30 o clássico grupo vocal MPB-4, do Rio de Janeiro, encerra a noite com muita história e emoção.


A sexta-feira, 5/12, tem às 20h o show do Tunico Quarteto (RJ), seguido, às 21h30, pelo trio do pianista, compositor e arranjador pernambucano Amaro Freitas e pelo quinteto do pianista, compositor e arranjador paraibano Salomão Soares


No sábado, 6/12, a partir de 20h acontece o show do hit-maker Jean Garfunkel (SP), “Terra que te quero verde”. Às 22h a grande compositora, cantora, violonista baiana Rosa Passos ganha o palco, com o grupo feminino Tocaia (RJ) encerrando a noite com muito forró, a partir das 23h30.


No domingo, 7/12, às 20h acontece o show do Instrumental Picumã, do Rio Grande do Sul, somando a música regional ao choro e à nossa. Às 21h30, hora e vez de Luizinho Calixto, paraibano radicado em Fortaleza, subir ao palco com sua sanfona de oito baixos. Logo depois, o grupo Suraras do Tapajós, formado por mulheres indígenas e criado em 2018 em Alter do Chão, distrito de Santarém-PA, encerra o festival.



Oficinas em Jeri: de 2 a 5/12


Outra marca do Festival Choro Jazz é a sua interface de formação, com oficinas abertas a todos os interessados. Desta vez, em Jericoacoara, ministram oficinas desde a terça-feira, 2/12, até sexta, 5/12:


Swami Júnior - Produção musical criação e tecnologia

Edu Ribeiro - bateria

Chico Pinheiro - guitarra

Thiago Costa - arranjo

Luiz Barcelos - choro

Rui Alvim - clarinete

Caetano Brasil - sopro e improvisação 

Fernando Leitzke Jr. - piano na música brasileira 

Jean Garfunkel - “A razão da canção”

Samila Sereia - ritmos amazônicos/dança

Paulo Garfunkel - roteiro para ficção e documentário




Serviço:


Festival Choro Jazz 2025. Etapa Fortaleza: quinta, 6/11, às 15h, na Escola Pública de Música, na Vila das Artes, oficina com Toninho Horta. Sexta, 7/11, às 19h, no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar, shows de Marimbanda e Adelson Viana e de Toninho Horta e grupo. Sábado, 8/11, às 19h, também no anfiteatro do Dragão, shows com Lorena Nunes e grupo e com Marcos Valle convidando Joyce Moreno. 


Etapa Jericoacoara. Shows de 2/12 a 7/12, na praça principal de Jeri. Oficinas de 2/12 a 5/12. 


Entrada franca em todas as atividades. Inscrições prévias para as oficinas, com link disponível no Instagram @chorojazz. Apresentado pela Petrobras e pelo Ministério da Cultura, o Festival Choro Jazz conta na etapa Fortaleza com apoio do Governo do Estado do Ceará, da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), por meio do Centro Dragão do Mar, em parceria com o Instituto Dragão do Mar, além da Prefeitura de Fortaleza. Mais informações: Instagram Festival Choro Jazz e www.chorojazz.com.



...

PRESS-RELEASE - FESTIVAL CHORO JAZZ

ENTREVISTAS/MAIS INFORMAÇÕES:

85-999733054 - Assessoria de Imprensa - Dalwton Moura - MTb CE 01339 JP



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.