Forças de Segurança do Ceará prendem trio investigado por homicídios na Região Norte; um deles já responde por 16 mortes e tinha 5 mandados de prisão em aberto

Um dos alvos é integrante de um grupo criminoso e investigado por 16 homicídios; contra ele, foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva
Como resultado de um trabalho contínuo das Forças de Segurança do Ceará, uma ação integrada entre a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e a Polícia Militar do Ceará (PMCE) resultou, na manhã deste sábado (22), na captura de três homens, de 41, 28 e 23 anos. Um dos alvos é integrante de um grupo criminoso e já responde por 16 homicídios. Além das capturas, a ofensiva também resultou na apreensão de armas de fogo, munições e drogas. O trabalho ocorreu na localidade de Malhadinha, zona rural de Sobral, pertencente à Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14).
A ofensiva teve início após informações de que um homem de 23 anos, investigado por múltiplos homicídios, estaria armado na região de mata do distrito de Malhadinha. Ao perceberem a presença policial, ele e outros dois homens efetuaram disparos contra as equipes, que revidaram. O trio foi capturado em flagrante com o apoio dos cães do CPCães. No local, foram apreendidos armamentos, drogas, celulares e materiais utilizados no tráfico.
Investigado por 16 homicídios
O homem de 23 anos é investigado por 16 homicídios cometidos em Sobral, Cariré e Groaíras, sendo considerado o principal responsável por mortes violentas na região. Contra ele, havia cinco mandados de prisão preventiva em aberto pelos crimes. A ficha criminal inclui ainda porte ilegal de arma de fogo. As investigações apontam que ele atuava como executor de um grupo criminoso de origem paulista, responsável por eliminar desafetos e qualquer pessoa que ameaçasse a atuação do grupo.
Outros capturados
O segundo preso, de 41 anos, possui antecedentes por homicídio, tráfico de drogas, ameaça, roubo, violência doméstica e crimes relacionados ao porte e à posse de arma. Ele também é investigado por integrar o grupo criminoso. Já o homem de 28 anos, irmão do principal alvo, responde por porte ilegal de arma de fogo e também teria envolvimento com a organização criminosa.
A operação foi coordenada pela Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas do Interior Norte (Draco/Norte), com apoio da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Sobral, do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e do Departamento de Polícia do Interior Norte (DPJI-Norte). Participaram ainda equipes do Batalhão de Policiamento do Interior (Bepi), do Comando Tático Rural (Cotar), da Força Tática (FT) do 3º Batalhão e da Companhia de Policiamento com Cães (CPCães) da PMCE.
Apreensões
Com os indivíduos, os policiais apreenderam um revólver calibre .32; uma pistola calibre .380; uma pistola calibre 9 mm; três carregadores de pistola; 26 munições calibre 9 mm; 11 munições calibre .380; nove munições calibre .38; nove munições calibre .32; três munições calibre .36; e uma munição calibre .357.
Além disso, foram apreendidas quantidades de maconha, crack e cocaína; uma balança de precisão; um caderno de anotações; celulares e uma quantia em dinheiro.
Diante disso, os suspeitos e todo o material apreendido foram encaminhados à 1ª Delegacia de Polícia Civil de Sobral, onde o trio foi autuado em flagrante. O homem de 23 anos foi autuado por porte ilegal de arma de fogo, e, em desfavor dele, foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva por homicídio. O homem de 28 anos foi autuado por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e integrar organização criminosa; já o homem de 41 anos foi autuado por integrar organização criminosa e porte ilegal de arma de fogo. Após os procedimentos cabíveis, todos foram colocados à disposição da Justiça.
A Polícia Civil continua investigando a participação dos indivíduos em outras ações criminosas na região.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem o trabalho policial. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou pelo WhatsApp (85) 3101-0181, que recebe mensagens de texto, áudio, vídeo e fotografias. Também é possível registrar denúncias pelo site e-denúncia, no endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/. O sigilo e o anonimato são garantidos.
As denúncias também podem ser enviadas para o telefone (88) 3677-4711, da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Sobral. O sigilo e o anonimato são garantidos.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.