Guarda Municipal flagra descarte irregular de resíduos no bairro Henrique Jorge; Agefis autua responsável
Guarda Municipal flagra descarte irregular de resíduos no bairro Henrique Jorge; Agefis autua responsável
Grande quantidade de material queimado foi encontrada espalhada em via pública; responsável foi notificado e deverá concluir a limpeza do local

A Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) flagrou, na manhã da quarta-feira (19/11), um caso de descarte irregular de resíduos na Rua Professor Heribaldo Costa, no bairro Henrique Jorge. O flagrante ocorreu por volta das 8h20, quando uma equipe da coordenação regional 2 (CR2) se deparou com grande quantidade de material queimado, composto principalmente por tecidos utilizados na fabricação de roupas, espalhados pela calçada e meio-fio da via.
Durante a verificação, os agentes encontraram um homem que se apresentou como proprietário do imóvel e responsável pelo descarte. A equipe orientou para que fosse providenciada a imediata retirada dos resíduos, o que foi atendido mediante contratação de uma empresa especializada para recolhimento do material.
A equipe da GMF acionou a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), que enviou fiscais ao local para vistoria. Após a chegada dos agentes da Agefis e de uma equipe de apoio da Inspetoria de Proteção Ambiental da GMF. O estabelecimento foi autuado por depositar entulho na calçada e no meio-fio, prática proibida pelo Código da Cidade (Lei Complementar nº 270/2019). A infração está prevista no Art. 825, que veda o descarte de resíduos sólidos, entulhos, materiais de construção e demais sobras em áreas públicas ou em qualquer terreno. A conduta é classificada como infração grave, sujeita à aplicação de multa simples.
A coleta foi autorizada no local e os trabalhos foram concluídos por volta das 10h30. O responsável foi informado de que nova visita será realizada para verificar se a limpeza foi concluída integralmente.
Denúncias
A população pode acionar a fiscalização por meio da Central 156 e do aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e iOS).
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.