Pular para o conteúdo principal

Banda Sinfônica da Uece encerrará IV FIMI com concerto gratuito no Cineteatro São Luiz

  A Banda Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (BS/Uece) participará do encerramento do IV Festival Internacional de Música Instrumental do Ceará Mansueto Barbosa (FIMI), em concerto que será realizado no próximo dia 13 de novembro, às 19h, no Cineteatro São Luiz, com a solista convidada Karina Toledo (Brasil/França). A proposta do concerto une duas obras sinfônicas de grande riqueza narrativa e musical: a Bachianas Brasileiras No. 3. de Heitor Villa-Lobos, e a Suite Sinfônica Scheherazade, de Nicolai RimSky-Korsakov. Ambas exploram universos distintos, o Brasil profundo e a fantasia oriental, mas compartilham o poder de contar histórias por meio da música. Veja abaixo a programação: Sobre o Festival O IV FIMI tem como objetivo consolidar um espaço de formação em música que proporcione a alunos de diferentes níveis de formação musical e contextos sociais o acesso a conteúdos artísticos e educativos variados no âmbito da música instrumental, que são oferecidos gratuitamente, ...

Negras Fortalezas: Secultfor e Instituto Cultural Iracema lançam agenda especial para celebrar a presença e a potência negra da cidade Programação gratuita de novembro inclui shows, ciclo formativo, oficinas e rodas de conversa na Vila das Artes, no Centro Cultural Belchior e na Casa do Barão de Camocim

 Fortaleza não nasceu pronta. Antes de ser cidade, foi território. E antes das ruas e praças que conhecemos, foram passos, tambores e danças que marcaram o chão. A história da capital cearense é feita de disputas e reconstruções, e a presença negra, tantas vezes invisibilizada, segue pulsando em cada movimento que resiste ao apagamento. É nessa perspectiva que a Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e o Instituto Cultural Iracema (ICI) realizam, ao longo de novembro, a programação Negras Fortalezas.

Dando continuidade às políticas de valorização das negritudes promovidas pela gestão municipal ao longo de todo este ano, a iniciativa espalha ações formativas, shows, oficinas e debates nos equipamentos da Secultfor geridos pelo ICI: Vila das Artes, Centro Cultural Belchior e Casa do Barão de Camocim.

As atividades evocam as festas negras que fundaram territórios, das congadas aos maracatus, dos bailes de beco às batalhas de rima. Cada corpo em movimento é continuidade dessa história, reafirmando a arte e as celebrações como linguagens de memória e liberdade.

Para a secretária da Cultura, Helena Barbosa, o Fortalezas Negras é mais uma reafirmação do compromisso da Secretaria com o fortalecimento da Política de Ações Afirmativas, para além de efemérides como o Dia de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra. “Atuando em diferentes frentes, seja a partir da aplicação da política de cotas e bonificações em editais e premiações, programações protagonizadas por artistas negros e periféricos nas mais diversas manifestações, ou do diálogo com movimentos sociais e organizações representativas dos movimentos negro, quilombola e dos povos de terreiro, a Secultfor tem atuado de forma contínua para reparar as lacunas do apagamento histórico e social, celebrando, por meio da arte e do fazer cultural, toda a força criativa e o talento do povo preto”, destaca a titular da Pasta.

Ciclo formativo e Festival Black Era Fortal

Além de shows, oficinas e rodas de conversa, a programação inclui o Ciclo Formativo Negras Fortalezas, realizado no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim. A série reúne pesquisadoras(es) e artistas em encontros sobre a presença negra na cidade e na cultura. Haverá tradução simultânea em Libras.

No dia 14/11, Hilário Ferreira e Cícera Preta discutem Histórias negras e a construção da cidade, com mediação de Paulo Ferreira. Em 21/11, Dione Silva e Izabel Accioly abordam O papel da cultura na educação para a equidade racial, com mediação de Mabel Castro.

O ciclo se encerra em 28/11, com a mesa Pesquisas Artísticas Afrorreferenciadas e o projeto Vem sambar na praça - Sambanca e convidados, formado por artistas que costumam se apresentar na Praça da Bandeira, em frente ao patrimônio histórico-cultural.

Também na Casa do Barão de Camocim, nos dias 27 e 29, será realizado o Festival Black Era Fortal, com programação afrocentrada que destaca a riqueza da música negra cearense e valoriza a produção cultural preta e periférica.

Negras Fortalezas

O conceito da programação e a identidade visual foram assinados, respectivamente, por Ana Aline Furtado, diretora da Casa do Barão de Camocim, e pela artista Amanda Nunes. O projeto retrata corpos negros em celebração: dourados, radiantes, em movimento.

“Uma cidade sem memória é uma cidade sem história. Como mulheres negras e gestoras, temos o compromisso de lembrar todos os dias das vidas e dos saberes que construíram este território. Se o gesto de lembrar é um gesto de reparação, nós queremos fazê-lo com dignidade e brilho”, defende Ana Aline Furtado.

A identidade visual propõe um outro olhar sobre o Novembro Negro, indo além da denúncia contra o racismo e ressaltando a criação que o povo negro imprime na cidade. Em cada traço, a artista Amanda Nunes reafirma que existir com alegria também é um ato político, e que as festas negras, as de ontem e as de hoje, seguem como afirmação de futuro.

Para a profissional, participar da criação da identidade visual do projeto foi um presente que se conecta ao desejo de sua pintura: fabular narrativas que imaginam corpos negros e marginalizados como dignos, sagrados, potentes e sensíveis. “São estratégias que nos mantêm vivos, aprendizados deixados por nossos ancestrais: seguir (também) pela fé, pela celebração e pela arte. Essas são as nossas Negras Fortalezas, forças que constroem passado, presente e futuro", afirma.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.