A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (METROFOR) repudia a conduta de um motorista de caminhão que avançou sobre uma Passagem em Nível (PN) ativa, rompendo o braço da cancela de proteção. O episódio, que teve ampla repercurssão na imprensa, ocorreu na noite desta quarta-feira (26/11), na PN da avenida Padre Cícero, próximo à Estação Teatro, no VLT do Cariri, em Juazeiro do Norte.
Além do dano ao patrimônio público, os responsáveis pelo caminhão podem responder por grave infração de trânsito, uma vez que a sinalização sonora e visual — que indicava a obrigação de parada — estava ativa e foi ignorada.
O artigo 163 do Código Penal brasileiro tipifica como crime e estabelece penalidades para o dano ao patrimônio público. E o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu artigo 212, define como “infração gravíssima” o ato de “transpor via férrea” sem antes parar o veículo, prevendo penalidades de multa e perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
A METROFOR está denunciando o caso às autoridades policiais e de trânsito, para a identificação e responsabilização tanto do motorista quanto da empresa proprietária do veículo.
O objetivo é evitar acidentes, protegendo a integridade física e a vida de nossos passageiros e de terceiros, contribuindo para uma cultura de segurança no trânsito. A Companhia também busca que os prejuízos causados sejam ressarcidos e que as infrações recebam as devidas penalidades.
Nos últimos meses, a METROFOR tem observado a redução na quantidade desse tipo de acidente. No primeiro semestre de 2025, a redução foi de 47% em relação ao mesmo período do ano passado. A empresa mantém sua atuação vigilante, visando denunciar condutas perigosas.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.