Pular para o conteúdo principal

Etufor garante gratuidade no transporte público no segundo dia do Enem 2025, no próximo domingo (16/11) No primeiro dia de prova, mais de 12 mil estudantes foram beneficiados pela gratuidade no transporte público municipal

  Estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 terão acesso gratuito ao transporte coletivo no próximo domingo (16/11), entre 07h e 20h. O objetivo é facilitar o deslocamento no segundo dia de prova. A frota será organizada com uma programação especial para atender à demanda, incluindo o reforço de 18 ônibus reservas, entre 10h e 20h30, chegando a um total de 507 veículos em operação. A distribuição dos veículos será realizada da seguinte maneira: Parangaba (04), Antônio Bezerra (03), Siqueira (04), Messejana (03), Papicu (02), Conjunto Ceará (01) e Lagoa (01). Para a comprovação, é necessário apresentar a carteira estudantil de 2025 emitida pela Etufor no intervalo entre 7h e 20h para a realização da prova. Cada estudante terá direito a duas viagens gratuitas, não cumulativas, com o objetivo de facilitar o deslocamento entre ida e volta. Balanço Cerca de 12.317 mil estudantes foram beneficiados com a gratuidade durante o primeiro dia do Enem 2025, ocorrido no ...

Prefeito Evandro Leitão e governador Elmano de Freitas anunciam reforços na Saúde para acolher pacientes do Hospital César Carls Hospital da Mulher passará a ser porta aberta para emergência obstétrica. Além disso, atendimento da unidade contemplará somente mulheres, conforme compromisso de campanha

 ompartilhe:

A foto mostra o prefeito de Fortaleza, o governador do Ceará, o secretário de atenção especializada do Ministério da Saúde, a secretária da Saúde do Ceará e a secretária adjunta da Saúde de Fortaleza reunidos
“Estamos ao lado da população para garantir que ninguém fique desassistido," afirmou o prefeito Evandro Leitão (Fotos: Tiago Stille)

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, e o governador do Ceará, Elmano de Freitas, anunciaram, nesta sexta-feira (14/11), um conjunto de ações para fortalecer a rede de saúde do Estado e do Município para garantir a continuidade do acolhimento humanizado dos pacientes transferidos do Hospital César Cals, que sofreu incêndio numa subestação na última quinta-feira.

“Estamos ao lado da população para garantir que ninguém fique desassistido. Vamos disponibilizar 100 leitos, 60 no Hospital da Mulher e 40 no Gonzaguinha da Messejana, para assegurar um atendimento digno e seguro às nossas mulheres. Além disso, a partir da próxima segunda-feira, dia 17, o Hospital da Mulher vai voltar ao seu perfil original e funcionar exclusivamente para o público feminino, cumprindo um compromisso assumido na campanha. Você, mãe que está aguardando bebê, pode procurar a unidade com tranquilidade. Estaremos de portas abertas para acolher cada uma com todo o cuidado,” afirmou o prefeito Evandro Leitão.

A partir da próxima segunda-feira (17/11), o Hospital da Mulher passará a funcionar como hospital de porta aberta para emergência obstétrica, recebendo diretamente mulheres em trabalho de parto. Para ampliar a capacidade de atendimento, serão disponibilizados 60 leitos obstétricos até o dia 24 de novembro, de forma gradual.

A expansão garantirá assistência segura e qualificada às gestantes que antes buscavam o Hospital César Cals, que ficará temporariamente fechado para obras de requalificação.

O Hospital da Mulher também passa a ser 100% dedicado ao atendimento feminino, mudança que efetiva um compromisso de campanha do prefeito Evandro Leitão. Com isso, não serão mais admitidos novos pacientes homens na unidade. Os que ainda se encontram internados permanecerão até receberem alta.

Outra unidade municipal que disponibiliza leitos para a demanda obstétrica do César Cals é o Gonzaguinha de Messejana, com capacidade de acolher até 40 mães nesse perfil.

Com a reorganização, Fortaleza garante a continuidade da assistência às gestantes e puérperas, ampliando a rede de cuidado e fortalecendo o atendimento humanizado na saúde pública.

Assistência integral

O governador Elmano de Freitas agradeceu ao suporte da Prefeitura e do Governo Federal, e destacou que o Governo do Ceará está adotando medidas imediatas para garantir tranquilidade às mulheres que precisam de atendimento obstétrico, com a abertura de 285 leitos durante o período em que o Hospital César Cals passará por uma reforma rigorosa. Além do Hospital da Mulher e do Gonzaguinha, o Hospital Universitário do Ceará (HUCE) abre 185 leitos, com parte deles voltada para receber casos de gravidez de alto risco.

Gestores da Prefeitura, do Estado e do Governo Federal se reúnem em torno de uma mesa
Medidas vão garantir assistência segura e qualificada às gestantes que antes buscavam o Hospital César Cals, que ficará temporariamente fechado para obras de requalificação

“Quero agradecer profundamente aos profissionais de saúde que, com dedicação e humanidade, acolheram nossos pacientes e suas famílias. Também agradeço à população, aos lojistas e ao Corpo de Bombeiros, que foram solidários num momento em que muitas famílias precisavam de apoio. Nosso compromisso é assegurar cuidado de qualidade e acolhimento seguro para cada mãe e cada bebê”, afirmou, acrescentando que, com o apoio do Governo Federal, o Estado terá os recursos necessários para fortalecer toda a rede.

A secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, endossou as palavras do governador, pontuando que, além dos novos leitos de obstetrícia de médio e alto risco, também haverá expansão dos leitos de neonatologia.

“Só no Hospital Universitário, serão destinado 185 leitos a esse tipo de assistência, o que é fundamental para o cuidado dos bebês mais vulneráveis. Também quero agradecer às equipes do SAMU, do Raio e a todos os profissionais envolvidos nessa grande operação de transferência, que permitiu o deslocamento de mais de 250 pacientes sem qualquer intercorrência. Esse trabalho conjunto mostra a força e a responsabilidade da Saúde do Ceará,” destacou a secretária.

Ações de fortalecimento

O secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde (MS), Mozart Sales, veio a Fortaleza e participou dos anúncios representando o ministro Alexandre Padilha. “Quero reconhecer publicamente a dedicação e a competência das equipes de saúde do Ceará, que realizaram, em poucas horas, a evacuação completa de um hospital de alta complexidade sem perder nenhuma vida. Foi uma operação difícil, envolvendo mais de 200 pacientes, muitos deles em condição grave, e que demonstra a qualidade da assistência prestada no Estado,” afirmou.

A imagem mostra reunião de gestores em torno de uma mesa, prefeito e governador aparecem em destaque
O governador Elmano de Freitas agradeceu ao suporte da Prefeitura e do Governo Federal

Em nome do ministro Padilha e do presidente Lula, o secretário anunciou que o Ministério da Saúde vai destinar R$ 28 milhões para apoiar a rede materno-infantil e obstétrica do Ceará. O secretário também ressaltou que o Hospital César Cals, patrimônio de quase um século da população cearense, contará com apoio integral do governo federal para ser reaberto modernizado e articulado à rede de atenção.

“Seguiremos ao lado do Governo do Estado e da Prefeitura de Fortaleza na reestruturação da rede, na organização da central do parto e na modernização do César Cals. Essa parceria vai garantir um atendimento ainda mais forte e seguro para as mães e crianças cearenses”.

 

Acolhimento imediato

Na quinta-feira (13/11), a Prefeitura mobilizou uma força-tarefa por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para dar suporte ao Governo do Estado na transferência segura e no acolhimento humanizado dos pacientes internados no César Cals.

As equipes da SMS atuaram de forma integrada para organizar o transporte, a recepção e o acompanhamento clínico das crianças e mulheres, assegurando total continuidade do cuidado.

Foram acolhidos pela rede municipal 72 pacientes, distribuídos da seguinte forma: 21 no Hospital da Mulher e da Criança Zilda Arns Neumann (HMDZAN), 10 na Gonzaguinha da Barra do Ceará e 41 na Gonzaguinha de Messejana.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Fortaleza) atuou de forma imediata no suporte à operação, disponibilizando 13 ambulâncias para o transporte seguro dos pacientes. Além das equipes do SAMU Fortaleza, a operação contou com o apoio de outras ambulâncias de serviços parceiros, bem como da frota do SAMU Ceará, que reforçaram a resposta emergencial e contribuíram para que todos os pacientes fossem transportados de forma rápida e monitorada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.