Prefeitura de Fortaleza recebe reconhecimento do Governo Federal e conquista o pódio em três categorias do Prêmio Bicicleta Brasil 2025 A iniciativa é destinada ao reconhecimento, valorização, divulgação e estímulo do uso da bicicleta no País, visando à melhoria das condições de mobilidade
A Prefeitura de Fortaleza foi premiada em três categorias voltadas ao Poder Público do Prêmio Bicicleta Brasil 2025, do Governo Federal. A iniciativa é destinada ao reconhecimento, valorização, divulgação e estímulo do uso da bicicleta no País, visando à melhoria das condições de mobilidade.
A administração municipal foi reconhecida com o primeiro lugar nos segmentos de Conscientização, com o Papo de Pedal, da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos; e de Sustentabilidade, com a Galeria de Recondicionamento e Aprendizagem sobre Bicicletas Urbanas (GRAU), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). A Prefeitura ainda ficou com o segundo lugar na categoria Cultura da Bicicleta, com o Edital de Inovação Aberta: Soluções de Incentivo à Ciclomobilidade, pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova).
As iniciativas premiadas também fazem parte da Parceria BICI (Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure), gerenciada pela Global Designing Cities Initiative (GDCI) e financiada pela Bloomberg Philanthropies.
Para o secretário da Conservação de Fortaleza, Abreu Machado, o reconhecimento do Governo Federal reforça o compromisso da cidade com a melhoria da mobilidade urbana, principalmente focada nos modos de transporte ativo. Sobre o Papo de Pedal, ele destacou a importância do contato com a população em todas as regionais para gerar subsídios relevantes para o desenvolvimento de novos projetos pela cidade.
“Escutar a população é essencial para que o poder público possa construir soluções que realmente atendam às necessidades das pessoas. O Papo de Pedal nasceu com esse propósito: promover o diálogo, ouvir as experiências de quem pedala e transformar essas contribuições em políticas públicas mais justas e eficientes. Essa troca fortalece a confiança entre governo e cidadãos e garante que a cidade evolua de forma mais participativa e equilibrada para todos”, disse Abreu.
Conheça os projetos
O Papo de Pedal é uma iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, no âmbito da Parceria BICI, que promove blitze educativas com técnicos do setor de mobilidade para distribuir elementos de segurança, como plaquinhas, e realizar pesquisas qualitativas sobre as demandas de quem anda de bicicleta na cidade.
Já o Edital de Inovação Aberta convidou startups a pensar soluções voltadas a incentivar o uso da bicicleta em Fortaleza, financiando a fase de testes dos projetos selecionados. Foram escolhidas três propostas: um sistema de compartilhamento de bicicletas elétricas para entregadores, um aplicativo de bonificação por quilômetro rodado para ciclistas e um sistema de sinalização inteligente para reduzir conflitos em cruzamentos envolvendo a infraestrutura cicloviária.
Instalado na AMC, o GRAU é um projeto baseado no conceito de economia circular, dedicado a promover a capacitação de pessoas de baixa renda no segmento de recondicionamento de bicicletas. São promovidos treinamentos de mecânica, empreendedorismo e segurança no trânsito. Os cursos são gratuitos e seguem critérios de equidade para a seleção dos interessados.
Confira o ranking das categorias do Prêmio Bicicleta Brasil
SUSTENTABILIDADE
Galeria de Recondicionamento e Aprendizagem sobre Bicicletas Urbanas (AMC Fortaleza)
Parque Municipal de Santo Antônio de Jesus (Santo Antônio de Jesus - Bahia)
Passeios Ciclísticos e ações educativas (Detran - Pará)
CONSCIENTIZAÇÃO
Papo de Pedal (SCSP - Fortaleza)
Pedal pela Vida (Riacho da Cruz - Rio Grande do Norte)
Eu e Minha Bike (Naviraí - Mato Grosso do Sul)
CULTURA DA BICICLETA
Pedalando pro Trabalho (Maricá - Rio de Janeiro)
Edital de Inovação Aberta: Soluções de Incentivo à Ciclomobilidade (Citinova)
Sistema Integrabike (Sorocaba - São Paulo)
O resultado representa a avaliação preliminar do Ministério das Cidades e ainda aguarda possíveis recursos dos projetos envolvidos.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.