
Em mais uma edição do concurso, profissionais da imprensa comemoraram a conquista do Prêmio MPCE de Jornalismo na noite desta quinta-feira (27/11), na sede da Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza. Os três primeiros colocados nas categorias telejornalismo, radiojornalismo, fotojornalismo e jornalismo impresso/web receberam prêmio em dinheiro, troféus e certificados. O certame é realizado pela Secretaria de Comunicação (Secom) do Ministério Público do Ceará.
Este ano, o concurso teve como tema “A atuação do Ministério Público do Ceará na promoção dos direitos, na fiscalização da lei e na indução de políticas públicas” e atraiu 54 profissionais de 26 veículos de comunicação do Ceará, Distrito Federal e São Paulo. Ao todo, 73 trabalhos foram deferidos e seguiram para a fase de julgamento.
Solenidade
Na abertura da solenidade, a subprocuradora-geral de Justiça, Daniele Fontenele, enfatizou a importância do trabalho da imprensa para aproximar o MP dos cidadãos. “Essa parceria se sustenta em valores que compartilhamos. A defesa da cidadania, a transparência, o compromisso com a verdade e a proteção de direitos são pilares do Ministério Público. E, não por acaso, são também princípios fundamentais do jornalismo ético e responsável. Nosso compromisso é comum: fortalecer o interesse público, a dignidade da pessoa humana, a justiça social e a consolidação da democracia”, ressaltou.
O secretário de Comunicação, Reginaldo Aguiar, agradeceu a presença dos colegas da imprensa e destacou o quanto é relevante para a sociedade ter acesso a informações sobre serviços e notícias de interesse público sobre a atuação do MP por meio da imprensa. “Essa parceria respeitosa e profissional impacta diretamente na promoção de direitos que favorecem a população”, disse. A gerente de jornalismo, Camila Rocha, reforçou que o trabalho dos jornalistas é essencial para que a atuação do Ministério Público chegue de forma clara e acessível a cada cidadão. “Nosso compromisso é garantir transparência e credibilidade nas informações, sempre com responsabilidade e respeito ao interesse da população”, completou.
Nesta edição, a secretaria de Comunicação do MP homenageou a editora Martha Bruno, colaboradora terceirizada, pelos serviços prestados ao setor ao longo dos últimos cinco anos. A placa de Servidora Amiga da Secom foi para a gerente de Desenvolvimento de Pessoal, da Secretaria de Gestão de Pessoas, Juliana Beviláqua. Já a comenda de Membro Amigo da Secom foi entregue à promotoria de Justiça Lívia Rodrigues, que também é coordenadora do Núcleo de Gênero Pró-Mulher. O curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará também foi homenageado pela parceria com o projeto CollabCom. A professora doutora Soraya Madeira representou a coordenação do curso.
A Menção Honrosa do Prêmio MPCE de Jornalismo de 2025 foi entregue ao Coletivo Mães do Curió, em reconhecimento à luta por justiça pelas mortes e agressões ocorridas durante uma chacina em Fortaleza, em 2015. Após cinco júris, oito réus foram condenados, numa força-tarefa liderada pelo Ministério Público do Ceará. As integrantes Ana Costa, Edna Souza e Sílvia Helena de Lima receberam a placa das mãos do procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho.
Premiados
Após as homenagens, foram anunciados os vencedores do Prêmio de Jornalismo. Confirma a lista dos agraciados em 2025.
Telejornalismo
1° lugar – Reportagem: “Livre e Ponto – sem desculpas e culpas” – Representante: Théa Morel – Veículo: TV Ceará.
2° lugar – Reportagem: “Proteção aos Vulneráveis – como atua o MP do Ceará” – Representante: Fábio Mareano – Veículo: TV Câmara Fortaleza.
3° lugar – Reportagem: “Resistência Feminina: a luta contra a violência doméstica” – Representante: Patrícia Ferreira – Veículo: TV Verdes Mares Cariri.
Radiojornalismo
1° lugar – Reportagem: “Mais que o Giz” – Representante: Sarah de Queiroz – Veículo: Rádio Verdinha FM.
2° lugar – Reportagem: “Herança em Vida: a violência patrimonial contra a pessoa idosa” – Representante: Jefferson Sales – Veículo: Rádio Jangadeiro BandNews FM.
3° lugar – Reportagem: “Curió: 10 anos da chacina” – Representante: Beatriz Irineu – Veículo: Rádio Verdinha FM.
Fotojornalismo
1° lugar – Foto: “Farol do Mucuripe: luz que resiste ao tempo” – Autor: Mateus Dantas – Veículo: Agência de Notícias da Câmara Municipal de Fortaleza.
2° lugar – Foto: “Lixão” – Autor: Francisco Fontinele – Veículo: Jornal O Povo.
3° lugar – Foto: “As incertezas de sobreviver nas áreas de risco de Fortaleza” – Autor: Samuel Setúbal – Veículo: Jornal O Povo.
Jornalismo Impresso/WEB
1° lugar – Reportagem: “Farol do Mucuripe – luz que resiste ao tempo” – Representante: Vandecy Dourado – Veículo: Agência de Notícias da Câmara Municipal de Fortaleza.
2° lugar – Reportagem: “Ameaças ao meio ambiente” – Representante: Ludmyla Barros – Veículo: Jornal O Povo.
3° lugar – Reportagem: “Infância ameaçada” – Representante: Nícolas Paulino – Veículo: Diário do Nordeste.
Os trabalhos foram avaliados por uma comissão julgadora formada por 12 membros, composta por colaboradores e servidores da Secretaria de Comunicação do MP, profissionais do mercado com reconhecida experiência e professores universitários. A atuação dos jurados é voluntária.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.