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Arquidiocese de Fortaleza se une à CNBB, Cáritas e Diocese de Guarapuava em Campanha Solidária pelas vítimas de tornado

  Arquidiocese de Fortaleza   se une à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), à Cáritas Brasileira e à Diocese de Guarapuava (PR) em uma campanha solidária em prol das vítimas do tornado que devastou o município de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, onde cerca de 80% da cidade foi destruída. Em nota, a  CNBB  expressou solidariedade ao bispo de Guarapuava, Dom Amilton Manoel da Silva, CP, e a todo o povo paranaense atingido pela tragédia. “Nos unimos em oração pelas vidas perdidas e pelas inúmeras famílias que tiveram suas casas destruídas”, afirma o documento, que também estende apoio aos estados do Paraná e Santa Catarina, duramente afetados pelas fortes chuvas. A nota destaca ainda a importância de gestos concretos de solidariedade e convida toda a Igreja no Brasil a colaborar com as ações de apoio humanitário e de reconstrução. “ Conclamamos toda a Igreja no Brasil  a unir-se em comunhão orante e solidária, colaborando, na medida do possível, com as...

Programa Ceará Educa Mais será fortalecido e alinhado ao Novo Ensino Médio

 

Proposta integra o Projeto de Lei enviado à Alece, propondo também a criação do Agente de Equidade no âmbito das escolas da rede pública estadual de ensino

O governador Elmano de Freitas enviou à Assembleia Legislativa do Ceará um Projeto de Lei que tem o objetivo de fortalecer e alinhar o programa Ceará Educa Mais à atual Política Nacional de Educação (PNE), previsto na Lei Federal Lei Federal 14.945/2024, e à nova resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE).

O chefe do Executivo estadual explicou, nas redes sociais, a importância da medida. “O objetivo é garantir mais qualidade, equidade e oportunidades na rede pública estadual, valorizando profissionais, melhorando a gestão escolar e fortalecendo o protagonismo dos nossos estudantes. A proposta também cria o Agente de Equidade, que vai apoiar as escolas nas ações de Educação Especial Inclusiva”, pontuou. “Seguimos construindo uma educação pública cada vez mais moderna, inclusiva e transformadora”, complementou.

A proposta estabelece uma reestruturação dos oito eixos do programa, que foi criado em 2021, ampliando as ações para consolidar a qualidade da educação pública cearense, com mais avanços no acesso, gestão do ensino e protagonismo estudantil.

Além disso, a medida também permite a criação do Agente de Equidade no âmbito das escolas da rede pública estadual de ensino. Este agente terá como objetivo, de natureza voluntária, contribuir com as atividades da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva.

Novos eixos

Promoção do Ensino em Tempo Integral com garantia de acesso e permanência;
Desenvolvimento, Qualificação e Valorização de Profissionais da Educação;
Liderança e Gestão Escolar para Resultados de Aprendizagem com Equidade;
Gestão Democrática da Rede e seus Estabelecimentos de Ensino;
Qualificação Pedagógica da Infraestrutura;
Ingresso no Ensino Superior com Garantias de Qualificação Acadêmico-Científica, Profissional e Protagonismo Estudantil;
Educação em Direitos Humanos, Cidadã, Ambiental, Inclusiva, Acolhedora, e com Respeito à Diversidade e Pluralidades dos Sujeitos;
Educação Digital

A implementação dos eixos será realizada por meio de estratégias de gestão, ensino e financiamento de projetos, programas e ações complementares de estruturação dos ambientes escolares e de avaliação da aprendizagem e do sistema nos diversos níveis, modalidades e etapas da educação básica.

Novo Ensino Médio

A Lei Federal 14.945/2024 prevê que, de um total de, no mínimo, 3 mil horas nos três anos do ensino médio. Desse total, pelo menos 1200 horas serão destinadas aos itinerários formativos, podendo percorrer uma ou mais trilhas de aprendizagem/aprofundamento relacionadas às áreas de conhecimento (linguagens, matemática, ciências humanas e sociais e ciências da natureza) ou à formação técnica e profissional.

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