Setor de Logística cresce em Fortaleza e impulsiona abertura de empresas Avanço do setor amplia demanda por mão de obra e leva Sine de Fortaleza a articulações estratégicas na maior feira de logística do Ceará
Fortaleza segue ampliando seu papel como um dos principais polos logísticos do Nordeste. Em 2025, a capital atingiu 7.380 empresas ativas no setor de logística, número que mantém a tendência de expansão contínua registrada ao longo da última década. Somente no último ano, foram 2.861 novos CNPJs, o que representa um crescimento de 38,08% em relação a 2024.
A distribuição das empresas mostra um setor que se espalha por toda a cidade, com destaque para áreas estratégicas. A Regional 6, que compreende bairros como Messejana e Paupina, concentra o maior volume, com 1.211 negócios ligados à logística. Em seguida aparecem a Regional 9, com 973 empresas, e a Regional 10, com 907. No recorte por bairros, Jangurussu lidera com 333 CNPJs, seguido de Messejana (299) e Mondubim (226), evidenciando a força crescente desses corredores urbanos.
Esse avanço regular se confirma na série histórica. Fortaleza praticamente quadruplicou seu número de empresas logísticas em dez anos, impulsionada pelo aumento de operadores de transporte, distribuição, armazenagem, empresas de entregas urbanas, e pela expansão de serviços associados ao e-commerce.
Sine de Fortaleza participa da Expolog
É nesse ambiente de expansão que a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico participa da Expolog 2025, quarta e quinta-feira (26 e 27/11), no Centro de Eventos do Ceará. Em estande conjunto com a Secretaria Municipal de Turismo (Setfor), a SDE leva como foco o Sine Municipal de Fortaleza, que atuará realizando networking com empresas expositoras, captando vagas e iniciando processos seletivos diretamente no evento.
“A presença do Sine na Expolog reforça a estratégia do Município de aproximar sua política de emprego da realidade do setor produtivo. Com milhares de empresas em atividade e forte capacidade de absorção de mão de obra, a logística é hoje uma das áreas mais dinâmicas da economia fortalezense e a Expolog se torna espaço fundamental para alinhar demandas, identificar oportunidades e ampliar o acesso dos trabalhadores do município a novas contratações” explica o secretario municipal do Desenvolvimento Econômico, Antonio José Mota.
Com crescimento robusto, presença empresarial distribuída por todas as regionais e uma política pública ativa para geração de emprego e renda, Fortaleza consolida-se como um hub logístico regional em plena expansão.
Serviço
Estande SDE e Setfor na Expolog
Data: 26 e 27/11 (quarta e quinta-feira)
Horário: 9h às 20h
Local: Centro de Eventos do Ceará- Pavilhão Leste
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.