UFC inaugura piso intertravado no Campus do Pici fabricado com materiais sustentáveis
- Terça, 04 Novembro 2025 12:00
- Escrito por Comunicação de Gestão
O reitor da Universidade Federal do Ceará, professor Custódio Almeida, ao lado de outras autoridades acadêmicas, participou de evento de inauguração oficial de piso intertravado para pavimentação urbana na manhã dessa segunda-feira (3). O trecho experimental de 175 metros quadrados, com 25 metros de comprimento por 7 metros de largura, está localizado no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, em via de acesso próxima ao Departamento de Geologia e ao Instituto de Cultura e Arte (ICA).

O pavimento foi desenvolvido por meio de uma pesquisa conjunta de estudiosos da UFC dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, de Engenharia Civil: Estruturas e Construção Civil e de Recursos Hídricos, em parceria com o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, a Superintendência de Infraestrutura da UFC (UFC Infra) e empresas privadas do setor da construção civil. O projeto, intitulado “Desenvolvimento de técnicas de valorização de materiais reciclados para a promoção de economia circular nas infraestruturas de transporte”, envolveu uma iniciativa de cooperação científica internacional, por meio de financiamento da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), de Portugal.
O pesquisador Webert Silva, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes (Petran), explicou o processo construtivo para o desenvolvimento do piso intertravado, que consta no seu trabalho de doutorado. “Na construção desse trecho experimental, nós introduzimos coprodutos, materiais provenientes da indústria, como resíduos de construção e demolição (RCD), fibra de coco e areia de pedra cariri. São materiais alternativos para dar o foco de sustentabilidade, em que é possível construir estradas de pavimento intertravado sem precisar explorar jazidas”, comentou.
A professora Suelly Barroso, docente do Petran e orientadora da pesquisa, destacou a aplicação dos conhecimentos produzidos pela UFC no cotidiano social. “Nesse dia, a gente consegue realmente implementar o que a gente estuda em laboratório, colocando nossos materiais na pista. Queremos transformar tudo aquilo que aprendemos dentro da Universidade para mostrar à sociedade que tem importância”, avaliou.

O reitor Custódio Almeida parabenizou a todos os atores envolvidos no projeto, ressaltando o tempo de maturação da pesquisa, os fatores associados à viabilidade econômica e ambiental e os potenciais para a mobilidade urbana.
“Essa é uma entrega que a sociedade vai receber, e a sociedade quer ver um piso que não afunde, que não destrave e que tenha uma capacidade de reciclagem e um apelo ambiental forte. Tudo isso está aqui em um trecho pequeno do lado do Centro de Ciências, no Campus do Pici, e o que a gente espera é que, em breve, esse piso possa ser utilizado em muitas áreas da cidade, do Estado e da própria UFC”, declarou o reitor.
Participaram do evento o pró-reitor de Inovação e Relações Interinstitucionais, José de Paula Barros Neto; o diretor do Centro de Tecnologia da UFC, Bruno Bertoncini;o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos, Ronaldo Stefanutti; o vice-coordenador do Petran, Heber Oliveira; o diretor de Inovação da Funcap, Jorge Soares; e o superintendente de Infraestrutura da UFC, Renato Guerreiro.
Contribuíram como apoiadoras do projeto nas áreas técnicas e no fornecimento de materiais e insumos a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e as empresas Concrettiza, Usina 6M, Jardeson Pavimentação, Britacet, Premol e Armazém do Jardineiro

Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.