Fim de ano com mais proteção: Prefeitura reforça combate à dengue e à leptospirose no bairro Praia de Iracema Ações de controle vetorial são intensificadas devido ao aumento do fluxo de pessoas no período festivo
Prefeitura de Fortaleza intensifica, nesta terça-feira (30/12), no bairro Praia de Iracema, as ações educativas e de controle vetorial voltadas à prevenção das arboviroses. Além disso, as atividades de desratização também serão reforçadas para o controle de roedores, transmissores da leptospirose.
A ação de reforço, coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), teve início no dia 16 de dezembro, em pontos estratégicos da cidade. Entre os locais já contemplados estão as rodoviárias da Messejana, Engenheiro João Tomé e Antônio Bezerra; os terminais de integração dos bairros Messejana e Antônio Bezerra; a Praça Matriz da Messejana; e a praça que concentrará as festividades de fim de ano no Conjunto Ceará.
O encerramento ocorrerá na Praia de Iracema, em razão do grande fluxo de munícipes e turistas que irão celebrar a chegada de 2026 no polo do Réveillon do bairro. As ações abrangem áreas com acúmulo e escoamento de água. As equipes realizam inspeções nos locais para identificar a presença de larvas e eliminar focos do mosquito.
De acordo com o coordenador de Vigilância em Saúde, Josete Malheiro, o período de festas altera a dinâmica da cidade em função do aumento do fluxo turístico e do deslocamento de moradores para outras regiões. “É fundamental que a população redobre os cuidados, especialmente ao sair de casa para viajar, organizando depósitos de água, cobrindo reservatórios e evitando deixar objetos que possam acumular água. Uma semana já é suficiente para a proliferação do Aedes aegypti”, destaca. Ele também reforça a importância da colaboração de visitantes e moradores no descarte adequado do lixo e na adoção de atitudes que reduzam os riscos de proliferação do mosquito.
Prevenção contra a dengue
A vacinação contra a dengue é uma das principais estratégias de prevenção e controle da doença. Para garantir a proteção, é necessário completar o esquema vacinal, que é composto por duas doses. Em Fortaleza, o imunizante estará disponível durante as festividades de fim de ano no posto de saúde Mattos Dourado, destinado a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.