A obra teve investimento de mais de R$ 1,6 milhão
O Governo do Ceará entregou, nesta segunda-feira (15), a nova Ponte do Jacomé, que liga os municípios de Maracanaú e Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A obra, realizada em parceria com as prefeituras de Maracanaú e Pacatuba, concretiza um sonho de mais de 40 anos da população local.
“Essa ponte, antigamente, foi lugar de muita tristeza. Agora, será lugar de muita alegria e coisas boas”. Foi assim que Sônia Maria, aposentada e moradora há 42 anos do bairro Conjunto Carlos Jereissati II, expressou a emoção com o momento. “Ninguém conseguia passar aqui sem sentir insegurança. Inclusive, perdemos um amigo por conta da falta de estrutura, de iluminação e da insegurança. Agora, esses tempos acabaram”, relembrou.
A antiga ponte sobre o Rio Timbó, estreita e que permitia apenas o tráfego de pedestres e bicicletas, deu lugar a uma nova estrutura, que recebeu investimento de R$ 1,64 milhão. A nova ponte é de concreto armado, com dimensões adequadas para o trânsito de veículos, e a obra contou com serviços de terraplenagem do rio, pavimentação, drenagem e sinalização horizontal e vertical.
O governador Elmano de Freitas ressaltou a alegria pela melhoria na vida das pessoas. “Tenho certeza da importância dessa ponte. Tenho muita satisfação em poder disponibilizar recursos para melhorar a vida da população. Quem precisa dela diariamente e quem sonhou com esse momento por tantos anos, sem nunca desistir, sabe o quanto essa ponte é importante”, destacou.
O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, enfatizou que a Ponte do Jacomé representa muito mais do que “mais uma obra de concreto armado”, simbolizando um grande benefício para a população. “Este é um momento de entrega e de benefícios para o povo. Isso aqui não é apenas concreto armado; essa ponte representa a união entre municípios irmãos, facilita o acesso entre os municípios e mostra que o desenvolvimento é para todos”, afirmou.
Acesso facilitado
O aposentado Gessér Ferreira, morador há mais de 20 anos das proximidades da Ponte do Jacomé, relembrou os momentos difíceis enfrentados por conta da antiga estrutura. “Em época de inverno, a gente não passava, porque não havia estrutura para isso. Ficávamos com a água no joelho, escorregando nas pedras. Era horrível”, recordou.
Para o aposentado, a nova ponte terá impacto direto na vida de todos da região. “Quando precisávamos acessar o outro lado, tínhamos que dar um grande desvio, e agora o acesso está facilitado. Isso vai, inclusive, melhorar o trânsito local, já que agora passam carros por aqui. É uma mudança na vida de todo mundo”, pontuou.
A prefeita de Pacatuba, Larissa Camurça, comemorou a conquista e destacou a união dos municípios em prol do benefício da população. “Essa ponte une. Ela representa muito mais do que uma ponte: é um marco no desenvolvimento e na infraestrutura desses dois municípios irmãos”, concluiu.







Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.