Prefeito Evandro recebe crianças de unidades de acolhimento para celebração do Natal no Paço Municipal A iniciativa faz parte do Programa Fortaleza Inclusiva e busca proporcionar para os pequenos um momento de afeto, diversão e magia, com Papai Noel, duendes, brincadeiras e presentes.
:
.jpeg)
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, abriu as portas do Paço Municipal para 49 crianças das sete unidades de acolhimento geridas pela Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) celebrarem o encanto do Natal nesta segunda-feira (22/12). A iniciativa faz parte do Programa Fortaleza Inclusiva e busca proporcionar para os pequenos um momento de afeto, diversão e magia, com Papai Noel, duendes, brincadeiras e presentes.
O gestor municipal destacou a relevância social da ação de acolhimento às crianças.
.jpeg)
“Proporcionar um momento natalino completo para estes jovens nos emociona, pois compreendemos a vulnerabilidade deles e somos solidários. É um gesto de humanização com aqueles e aquelas que não têm mais vínculos familiares, mas ainda preservam uma alegria de viver e uma esperança. Tudo isso é o sentimento que o Natal nos passa, de resgate e de inclusão. Por parte da Prefeitura de Fortaleza e de todos que fazem a administração municipal, estamos passando a mensagem de que essas crianças não estão sozinhas, elas são acolhidas e acompanhadas em nossas unidades com dignidade, respeito e amor”, enalteceu Evandro.
A vice-prefeita e titular da SDHDS, Gabriella Aguiar, agradeceu a todos os colaboradores pelas ações de 2025, ressaltando a sensibilidade dos profissionais.
“Nós somos a família dessas crianças, pois quando a família falta é a sociedade e o Estado, no caso a Prefeitura de Fortaleza, quem assume. E o cuidado vai muito além do dia a dia de escola, alimentação, cuidadores, mas também o pensar de maneira humana. Todo mundo, no Natal, quer se sentir amado, quer desejar um novo ano muito feliz, e foi isso que a gente quis trazer aqui, também com os nossos secretários, para que eles pudessem vivenciar com essas crianças e ver essa realidade. Então eu estou com o coração cheio de gratidão, isso faz parte do nosso plano Fortaleza Inclusiva, que tem hoje dez eixos e que tem um olhar muito atencioso para a primeira infância”.
Sobre as unidades de acolhimento
As unidades de acolhimento são espaços de resgate do ambiente saudável e seguro para as crianças e adolescentes.
Para acompanhá-las, os centros disponibilizam de equipe multiprofissional incluindo psicólogo, assistente social, auxiliares administrativos, supervisor, coordenador, educadores e cuidadores.
O ingresso das crianças e adolescentes no abrigo ocorrerá via Conselho Tutelar (nas situações emergenciais) ou via Juizado da Infância e da Juventude. Na chegada, as crianças e adolescentes serão recebidos pelo educador social, seguida, mediante ofício, ao Juizado da Infância e da Juventude.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.