Prefeitura realiza Mutirão de Saúde Bucal em 60 unidades da rede, ampliando o acesso a atendimentos odontológicos
Prefeitura realiza Mutirão de Saúde Bucal em 60 unidades da rede, ampliando o acesso a atendimentos odontológicos
Iniciativa integra o Programa Saúde que Cuida e reforça as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento ofertadas na Rede Municipal. Foram atendidas aproximadamente 1.350 pessoas

A Prefeitura de Fortaleza promoveu, neste sábado (06/12), o Dia B - Mutirão de Saúde Bucal. A iniciativa integra o Programa Saúde que Cuida e reforça as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento ofertadas na Rede Municipal. A mobilização abriu 56 postos de saúde e os quatro Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) para atendimentos pré-agendados, das 8h às 17h, contemplando aproximadamente 1.350 pessoas. O prefeito Evandro Leitão acompanhou as ações durante a manhã.
“Hoje realizamos um grande mutirão, mobilizando grande parte da cidade, com 56 postos de saúde e os quatro CEOs funcionando para garantir um atendimento bucal de qualidade. É uma ação para reduzir as filas e antecipar demandas. Em um único dia, vamos alcançar cerca de 1.300 pessoas. Estamos trabalhando para reestruturar a rede, reformar unidades, equipar os postos e contratar mais profissionais. É um esforço importante para resgatar a saúde em Fortaleza e assegurar que a população tenha acesso a um cuidado digno e cada vez mais eficiente”, afirmou o prefeito Evandro Leitão.

Realizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o mutirão é o primeiro dedicado exclusivamente à saúde bucal na atual gestão. A ação tem como objetivo reduzir o tempo de espera por consultas e procedimentos, fortalecer o acompanhamento odontológico e ampliar o acesso da população a serviços especializados.
A secretária da Saúde, Riane Azevedo, destacou a importância do acesso à prevenção e aos tratamentos odontológicos.
“O mutirão é uma estratégia para acelerar o acesso aos tratamentos e qualificar a saúde bucal da população. Ao abrir postos e CEOs em um sábado, conseguimos reduzir a espera, ampliar o número de atendimentos e atender diferentes perfis de pacientes, dos procedimentos preventivos aos especializados. Estamos realizando ações como os mutirões com frequência, garantindo que cada vez mais pessoas sejam cuidadas no tempo adequado e com mais resolutividade.”
Segundo Riane, sem os cuidados adequados, algumas enfermidades podem se agravar e afetar outras partes do corpo. Para receber atendimento, é importante que a população mantenha seus cadastros atualizados nos postos de saúde. “Esses mutirões são agendados, e é importante manter os cadastros atualizados para podermos, nesses casos, fazer a busca e a marcação dos pacientes que serão atendidos.”
Cerca de 70 profissionais participaram da operação, incluindo dentistas, cirurgiões bucomaxilofaciais e auxiliares de saúde bucal, garantindo a oferta de atendimentos clínicos e especializados previamente agendados.
Nos CEOs, foram disponibilizadas especialidades como Cirurgia Bucomaxilofacial, Endodontia (adulto e infantil), Estomatologia, Periodontia e Odontopediatria, além da realização de exames de biópsia para investigação de lesões na boca. Já nos postos de saúde, a população contou com atendimentos de rotina, procedimentos preventivos, práticas educativas e orientações para continuidade do cuidado dentário.
A aposentada Elenilda de Vasconcelos Martins foi uma das beneficiadas pelo mutirão, recebendo atendimento no posto de saúde Luis Franklin, no bairro Coaçu, e ficou satisfeita com o serviço. “O atendimento foi ótimo, muito gentil e atencioso, e eu resolvi meu problema”, avaliou, aproveitando para fazer o convite: “Tem que vir, todos nós precisamos fazer tratamento bucal, tem que vir, porque o sorriso da gente é muito importante.”
O mutirão integra uma série de ações desenvolvidas pela Prefeitura para fortalecer a rede de atenção em saúde bucal, dentro do plano Fortaleza Inclusiva, que reúne investimentos em reformas, ampliação de serviços, convocação de novos profissionais e melhorias estruturais nos equipamentos de saúde.
Com o Dia B, a gestão reforça o compromisso de garantir atendimento humanizado, ampliar a cobertura odontológica e cuidar da saúde integral dos fortalezenses.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.