União concede cessão definitiva de imóvel do antigo Acquario à UFC; nova sede do Labomar e museu interativo já estão em construção

Na última quarta-feira (24/12), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio da Superintendência do Patrimônio da União no Ceará (SPU-CE), publicou no Diário Oficial da União extrato de contrato que concede a cessão de uso gratuita do imóvel do antigo Acquario Ceará à Universidade Federal do Ceará (UFC).
Localizado na Rua dos Tabajaras, na Praia de Iracema, o terreno possui 13,3 mil metros quadrados de área e abrigará a nova sede do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) e o Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN), primeiras unidades a comporem o Campus Iracema da UFC. A cessão inicial é de vinte anos.
A publicação consiste na última etapa do processo de cessão, iniciado em dezembro de 2023 com a assinatura de protocolos de intenção por parte da UFC, da União e do Governo do Ceará para doação do imóvel e das benfeitorias nele edificadas.
LABOMAR E CTCN – As obras dos novo Labomar e do CTCN já estão em andamento. A ordem de serviço foi assinada no dia 16 de abril de 2025, pelo reitor Custódio Almeida e pelo ministro da Educação, Camilo Santana. O valor da obra foi garantido pelo governo federal, por meio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A construção está orçada em R$ 113 milhões e possui previsão de entrega em 720 dias.
No dia 28 de novembro, foi realizada uma visita técnica ao canteiro de obras. Além do reitor e de representantes da administração da UFC, compareceram o secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado do Ceará, Chagas Vieira; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Romeu Aldigueri; o presidente da Câmara dos Vereadores de Fortaleza, Leo Couto; o superintendente do Patrimônio da União, Fábio Galvão, entre outros.
A nova sede comporta a expansão do Labomar, que já oferta cursos de graduação em Oceanografia e Ciências Ambientais e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais. Após a migração para o Campus Iracema, devem ser abertos cursos de Meteorologia e Turismo Ecológico, pioneiros no Ceará.
Já o CTCN será um novo equipamento cujo objetivo é promover exposições virtuais e interativas sobre ecossistemas do Ceará. Seus espaços incluirão experiências imersivas de visualização de ecossistemas marinhos atuais, simulações de ecossistemas extintos, exposições de fósseis do acervo da UFC e de outros achados arqueológicos, bem como apresentações sobre astronomia. Está previsto que o Centro tenha também sala de cinema e um anfiteatro para palestras e cursos.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.