Pular para o conteúdo principal

Cláudio Castro exonera presidente da Rioprovidência Deivis Marcon Antunes foi alvo de operação da Polícia Federal

  O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), exonerou o advogado Deivis Marcon Antunes do cargo de diretor-presidente do Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro (Rioprevidência). O ato de exoneração foi publicado ontem (23) no  Diário Oficial . A decisão do governador ocorreu depois que Antunes anunciou renúncia do cargo. Na manhã de ontem (23), o agora ex-diretor-presidente foi alvo de  operação de busca e apreensão da Polícia Federal  em sua residência. Denominada Barco de Papel e autorizada pela 6ª Vara Federal Criminal, a operação teve “o objetivo de apurar a suspeita de operações financeiras irregulares que expuseram o patrimônio de autarquia responsável pela gestão das aposentadorias e das pensões dos servidores públicos do estado do Rio de Janeiro a risco elevado e incompatível com sua finalidade”, conforme nota da PF. Além de Antunes, a Polícia Federal também esteve nas residências do ex-diretor de Investimentos do Rioprevidênc...

Celebrando a música cearense, Luxo da Aldeia lota Mercado dos Pinhões na segunda sexta-feira do Pré-Carnaval de Fortaleza 2026 Continuando a programação, no sábado (24/01), Teresa Cristina leva homenagem a Zeca Pagodinho ao Aterrinho. Neste final de semana, Parque Dois Irmãos, Cuca Jangurussu, Lagoa do Mondubim e Praça dos Leões são os novos palcos da folia

 Compartilhe:

Banda Luxo da Aldeia no palco
Com um repertório marcado por homenagens a grandes compositores cearenses, como Fausto Nilo, Ednardo e Belchior, o Luxo da Aldeia levou para o palco canções que atravessam gerações e fazem parte da memória afetiva da cidade (Fotos: Kiko Silva)

O Pré-Carnaval de Fortaleza 2026 segue animando a cidade. Nesta sexta-feira (23/01), o público lotou o Mercado dos Pinhões para brincar ao som do Bloco Luxo da Aldeia. No final de semana, o segundo do Pré-Carnaval, a programação do Ciclo Carnavalesco segue com atrações como Tereza Cristina e estreia dos polos Parque Dois Irmãos, Cuca Jangurussu, Lagoa do Mondubim e Praça dos Leões.

Segundo a secretária da Cultura Helena Barbosa, desde os primeiros dias de programação, o Pré-Carnaval deste ano já deixou muito nítida a capacidade que o Ciclo Carnavalesco de Fortaleza tem de ser diverso em ritmos, territórios, pessoas e faixas etárias.

“É um Carnaval que dialoga com o novo e com o tradicional, que está fortalecendo os blocos independentes nos bairros e valorizando as diferentes identidades culturais da cidade. Essa pluralidade se reflete na programação artística e também no público que ocupa cada polo. Fortaleza é, sim, um lugar de diversidade, e o Ciclo Carnavalesco é uma grande vitrine de tudo isso”, destacou Helena.

Com um repertório marcado por homenagens a grandes compositores cearenses, como Fausto Nilo, Ednardo e Belchior, o Luxo da Aldeia levou para o palco canções que atravessam gerações e fazem parte da memória afetiva da cidade.

Para celebrar a cidade

grupo de pessoas posa para a foto
As Minas Fantasiosas foram com trajes em homenagem aos 300 anos de Fortaleza

A paixão da socióloga e educadora social Pryscilla Martins pelo Carnaval está enredada ao gosto pelas apresentações da banda. “O Luxo foi uma forma de eu gostar de Carnaval. Eu não gostava da folia nas praias, e aí, quando o Luxo começou a sair no Benfica, trazendo música de cearenses, eu comecei a gostar de Pré-Carnaval, e Carnaval”, contou.

Foi para brincar ao som do Luxo que ela e um grupo de amigas criaram o projeto Minas Fantasiosas. Juntas, elas elaboram fantasias diferentes para cada apresentação, e, nesta sexta-feira, brilharam com trajes em homenagem aos 300 anos de Fortaleza.

Compondo a fantasia, uma saia com desenhos de ícones da cidade, como edifícios históricos, no azul da bandeira da cidade. A estampa foi criada por Karina Alves, uma amiga de Pryscilla. As formas da blusa remetiam a uma vela de barco, para lembrar as jangadas. Elas também usaram tiaras referenciando a escultura La Femme Bateau, de Sérvulo Esmeraldo, e leques comemorativos dos 300 anos. Para os rapazes que acompanharam as Minas Fantasiosas, camisas com a mesma estampa das saias, mas em verde, em alusão aos verdes mares de Fortaleza.

“A gente escolheu comemorar os 300 anos porque Carnaval não é só uma forma de ser feliz, é um posicionamento político, é estar na rua, ocupar a rua, fazer Carnaval de rua. E nós amamos a cidade, então decidimos fazer alusão à memória de Fortaleza, aos monumentos e à história de Fortaleza”, explicou Pryscilla, acrescentando que está ansiosa pelo Carnaval deste ano, e que a cidade está de parabéns.

A alegria é geral

“Eu amo o Carnaval, todo ano é essa animação,” se entusiasmou a fisioterapeuta Karine Bezerra Carvalho. Para ela, a programação deste Ciclo Carnavalesco está especial. “Chegou o Pré-Carnaval, é só Pré-Carnaval e Carnaval, até o final de fevereiro. Eu adoro o Carnaval do Rio de Janeiro, mas esse ano eu nem pensei em ir, de tão bom que está sendo o Carnaval daqui, animado, com todo mundo fantasiado.”

Karine considera o Luxo da Aldeia “a cara do Mercado dos Pinhões”, e celebra o equipamento que já recebeu tantas apresentações da banda. “O Mercado é muito lindo, é uma região cultural, e é maravilhoso vir para cá, eu adoro.”

A ambulante Priscila Silveira trabalha vendendo bebidas em eventos como os do Ciclo Carnavalesco há 14 anos, e tem um carinho especial pelo Mercado dos Pinhões. “Aqui é tranquilo, seguro, e dá pra curtir. Tanto eu me divirto, como eu vendo. Conheço as atrações e conheço os clientes. Eles já chegam me procurando”, disse. Ela também se anima com as expectativas de renda. “Eu espero que seja bem produtivo, e que eu bata a minha meta no Pré-Carnaval e no Carnaval.”

Programação segue até domingo

Ao longo do Ciclo Carnavalesco, a cidade recebe uma intensa agenda de atrações em polos tradicionais e novos espaços de encontro. Neste sábado (24/01), o destaque nacional é a cantora Teresa Cristina, que se apresenta no Aterrinho da Praia de Iracema com o show “Jessé: As canções de Zeca Pagodinho”, celebrando o samba brasileiro.

Além do Aterrinho da Praia de Iracema e do Mercado dos Pinhões, a programação do fim de semana contempla o Centro Cultural Belchior, o Mercado da Aerolândia, a Praça da Gentilândia e o Parque Rachel de Queiroz. Novos espaços também passaram a integrar o circuito da folia, como o Parque Dois Irmãos, a Praça do Cuca Jangurussu, a Praça dos Leões e a Lagoa do Mondubim, garantindo que o Pré-Carnaval chegue a todas as Regionais.

Com diversidade de ritmos, artistas e territórios, o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026 segue fortalecendo o acesso democrático à cultura e celebrando a cidade Na Batida dos 300. Nesta edição, o Ciclo Carnavalesco celebra os 300 anos da cidade e homenageia o mestre Macaúba do Bandolim.

24/01 (sábado)

15h - Concentração seguida por Sambamor, Camaleões do Vila, Unidos da Cachorra, Baqueta Clube de Ritmistas e Bonde Batuque
Local: Aterro da Praia de Iracema (cortejo)

17h - DJ Bugzinha
18h30 - Mona Mendes e Grupo Essas Mulheres
20h30 - Teresa Cristina
22h30 - Bonde Batuque
Local: Aterrinho da Praia de Iracema (palco)

17h - DJ Kinas
18h20 - Banda da Nega
19h40 - Di Ferreira
21h - Shirlene Aguiar
Local: Praça da Gentilândia

17h - Projeto Carambola - Infantil
18h - Betto Lins
19h20 - Meu Bloco Vai Sair na Rua - Fábio Daniel
21h - Bárbara Sena e o Bloco das Sardinhas
Local: Parque Rachel de Queiroz

18h - Bloco Num Ispaia Senão lenche
Local: Mocinha

17h - DJ Maria Tavares
18h20 - Dujambu
19h40 - Bloco Baba de Camelo
21h - Vanessa A Cantora
Local: Mercado dos Pinhões

18h - Concentra Mas Não Sai
Local: Praça dos Leões

18h20 - Gildomar Marinho
19h40 - Fabinho Varela
21h - Jean Dumont e Banda Farra Dusbons
Local: Parque Dois Irmãos

18h20 - Parahyba e Cia Bate Palmas
19h40 - Iago Gouveia
21h - Couros e Metais
Local: Cuca Jangurussu

18h20 - Gilson Duty
19h40 - Allan Brasil
21h - Robertinho do Acordeon
Local: Lagoa do Mondubim

Blocos de Rua Independentes

- Regional 1

17h às 00h - Bloco Matuto Folia
Local: Praça do Beira Rio (Rua 29 - Vila Velha)

16h às 18h - Cultura É Nossa Praia / Grupo Bloco Vem no Trenzinho Cultural
Local: Rua Estevão de Campos, 1199 – próximo ao Cuca da Barra

- Regional 2

17h às 22h - Bloco Panteras Cor de Rosa
Local: Largo da Mocinha (Rua João Cordeiro com Padre Climério - Meireles)

19h às 22h - Pré Carnaval da Paz
Local: Instituto Comunidade dos Trilhos (Rua Marechal Rondon, 870 - Aldeota)

- Regional 3

17h às 20h - Bloco Doido É Tu
Local: Rua Frei Marcelino, 1511 - Rodolfo Teófilo

- Regional 4

15h às 16h - Bloco Charanga do Tio Marcão Lindão (Infantil)
Local: Praça João Gentil (Rua João Gentil, 3335a - Gentilândia)

- Regional 6

17h às 23h - Bloco Batuque da Praça
Local: Praça do Iprede (Rua Prof. Carlos Lobo, 75 - Parque Manibura)

- Regional 7

18h às 22h - Bloco Relaxa Bebê
Local: Praça Central Bairro Cidade 2000

- Regional 10

16h às 20h - Bloco Os Fantasminhas
Local de Concentração: Quadra Anexa – Areninha do Aracapé (Av. Miguel Aragão, 800)

- Regional 11

18h às 00h - Bloco Jacaré Folia
Local: Rua Sergipe, 975 – Demócrito Rocha

- Regional 12

19h às 22h - Bloco Unidos do Morro (Infantil)
Local: Rua da Saudade, 116 - Moura Brasil (Praça Alta)

25/01 (domingo)

13h - DJ Lola Mel
14h30 - Montage
16h - Luiza Nobel - Baile Preto
17h30 - Gabvic
Local: Praça da Gentilândia

9h - Gal Saldanha
10h40 - CantaKids
Local: Cidade da Criança (infantil)

10h - Grupo Murmurando
11h30 - Samba de Roda
13h - Frevilhando
Local: Raimundo do Queijo

Blocos de Rua Independentes

- Regional 5

15h às 20h - Bloco do Zé Almir
Local: Sede do bloco (Rua Geraldo Barbosa, 2968 – Granja Lisboa)

- Regional 7

18h às 22h - Bloco Relaxa Bebê
Local: Praça Central do bairro Cidade 2000

- Regional 10

09h às 12h - Sivozinha Folia (Infantil)
Local: Praça da Lagoa da Maraponga

- Regional 12

17h às 19h - Bloco Baixaria: Baixinhos do Mincharia (Infantil)
Local: Largo do Mincharia (Praia de Iracema)

16h às 19h - Bloco Tambores Carnavalescos
Local: Centro Cultural Belchior (Rua dos Pacajús, 123 - Praia de Iracema)

15h30 às 18h30 - Bloco Dragões do Ritmo
Local: Rua João Cordeiro, 572 - Largo da Mocinha

19h às 22h - Bloco Unidos do Morro (Infantil)
Local: Praça Alta (Rua da Saudade, 116 - Moura Brasil)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.