
Gerenciado pela Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará – Etice, o Programa Ceará Conectado, que oferece acesso à internet gratuita nas praças, recebeu a adesão de quase 900 mil novos usuários em 2025. Foram 883.737 pessoas que preencheram o cadastro para utilização do serviço, com preenchimentos de nome, CPF e outros dados, numa média mensal de 73.644, adesões em 186 pontos espalhados em 136 municípios do Ceará.
“O programa Ceará Conectado demonstrou em 2025 um crescimento consistente na utilização do Wi-Fi público, evidenciando a demanda da população por conectividade gratuita nas praças públicas. O pico de acessos em junho de 2025 (209.127 acessos) pode estar associado ao período de férias escolares e maior frequência nas praças públicas. A Etice também incrementou a divulgação deste serviço nos municípios, o que evidentemente repercutiu na demanda. Com a ampliação das estruturas do Cinturão Digital, este número será bem maior este ano”, explica o presidente da Etice, Hugo Figueirêdo.
O Programa Ceará Conectado é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, instituída pela Lei nº 17.666, de 10 de setembro de 2021, com o objetivo de democratizar o acesso à internet gratuita em espaços públicos nos municípios cearenses. Desta forma, o Programa promove a inclusão digital e social da população. A iniciativa também visa integrar os equipamentos e serviços públicos à rede digital, ampliando o acesso da população a serviços essenciais com mais agilidade e eficiência. A meta da Etice é chegar a uma cobertura que abranja todo o Estado.

Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.