Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Fortaleza promove educação ambiental com Bloquinho Reciclaê no Pré-Carnaval da Cidade da Criança

  Prefeitura de Fortaleza promove educação ambiental com Bloquinho Reciclaê no Pré-Carnaval da Cidade da Criança As atividades incluem oficina de confetes, cortejo musical e doação de mudas Compartilhe: A Prefeitura de Fortaleza une educação ambiental e diversão no Pré-Carnaval da Cidade da Criança com o Bloquinho Reciclaê, uma iniciativa da Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) voltada para o público infantil, com atividades lúdicas sustentáveis e distribuição de mudas vegetais em troca de itens recicláveis. A ação está programada para os dois primeiros domingos do fevereiro (1º e 08/02), das 9h às 11h30. As atividades do bloquinho incluem oficina de confetes biodegradáveis e um cortejo carnavalesco das crianças com instrumentos musicais produzidos a partir da reutilização de resíduos, estimulando a criatividade e a consciência ambiental dos pequenos. O momento também conta com atividades de arte e pintura realizadas à sombra das árvores do parque, promovendo o...

Estrutura do sistema prisional no Ceará é ampliada por meio de Termo de Ajustamento de Conduta

 Você está visualizando atualmente Estrutura do sistema prisional no Ceará é ampliada por meio de Termo de Ajustamento de Conduta

Foto: Alex Costa/TJCE

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o Governo do Estado, o Ministério Público Estadual e a Defensoria Pública Geral do Estado firmaram, nesta segunda-feira (26/01), Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para ampliar a estrutura do sistema prisional e assegurar condições adequadas de execução penal. A iniciativa integra as ações do plano Pena Justa e prevê cooperação interinstitucional para a construção de quatro novas unidades prisionais, com capacidade total para cinco mil internos.

De acordo com o presidente do TJCE, desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, as estatísticas indicam aumento das prisões. “A questão da superlotação é algo que todos nós vivenciamos. Mas o TAC é uma resposta, mas não é a única. Acredito que todas as instituições aqui envolvidas têm que pensar, planejar, refletir sobre os novos passos que serão dados no decorrer do ano de 2026”, afirmou.

Já o governador Elmano de Freitas destacou que o termo é um passo fundamental no cumprimento do plano Pena Justa, das determinações do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Também reflete o cumprimento de orientações do Poder Judiciário local, que tem acompanhado, supervisionado e, com base na legalidade, exigido do Estado o aumento de vagas do sistema prisional”, explicou. O governador ainda ressaltou que os investimentos em segurança têm caminhado paralelamente às ações de prevenção, especialmente na área da juventude, como a ampliação de escolas em tempo integral.

O TAC visa à contratação e ao construção urgente de quatro novas unidades prisionais no Ceará, sendo duas no interior — cada uma com mil vagas — e duas na Região Metropolitana de Fortaleza, com capacidade para 1.500 pessoas cada. No total, serão cinco mil vagas. A previsão é que os estabelecimentos sejam concluídos e entregues ainda em 2026.

Conforme o documento, cabe ao tribunal acompanhar a execução das ações, promovendo o diálogo interinstitucional e a articulação entre os órgãos envolvidos. Também deverá participar das reuniões de monitoramento, oferecendo subsídios técnicos, jurídicos e operacionais para a adequada implementação, além de contribuir com análises, avaliações e sugestões para melhorar a política penitenciária, conforme os parâmetros nacionais. O Poder Judiciário também deve apoiar a harmonização das ações de planejamento, execução e fiscalização, buscando prevenir conflitos operacionais e promover soluções consensuais, e compartilhar informações que possam subsidiar o adequado desenvolvimento das obras e do planejamento penitenciário.

O TAC será submetido ao Núcleo Judiciário de Apoio à Corregedoria de Presídios da Comarca de Fortaleza, nos autos de procedimento específico que monitora a superlotação das unidades prisionais da Região Metropolitana. Também assinaram o tempo de ajustamento: o supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF) do TJCE, desembargador Henrique Jorge Holanda Silveira; o procurador-geral do estado do Ceará, Rafael Machado; o secretário de administração penitenciária e ressocialização, Mauro Albuquerque; o procurador-geral de justiça do estado, Herbet Gonçalves dos Santos; a defensora pública geral do estado, Sâmia Farias; e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Romeu Aldigueri.

Pena Justa

O plano Pena Justa, de abrangência nacional, foi elaborado no contexto do julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em 2023, da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 347 (ADPF 347), que indicou diferentes urgências no sistema prisional brasileiro. Diante dos desafios, cada estado ficou responsável por elaborar sua própria estratégia, considerando necessidades individuais específicas.

No Ceará, o TJCE e o Governo do Estado assinaram, no dia 11 de agosto de 2025, a versão final do plano Pena Justa, que foi enviada ao STF. O documento foi desenvolvido pelo Comitê Estadual de Políticas Penais (CEPP), que reúne representantes dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo; Ministério Público; Defensoria Pública; OAB-CE; conselhos estaduais; universidades públicas e privadas; organizações da sociedade civil; movimentos sociais; e entidades ligadas ao sistema de justiça e aos direitos humanos.

Fonte: TJCE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.