Hospital Universitário da UFC atinge a marca de mil transplantes de medula óssea e amplia a esperança de pacientes do SUS
Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), unidade de saúde vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), alcançou um marco histórico ao realizar o milésimo transplante de medula óssea (TMO) na sexta-feira (16). O procedimento ocorreu no mesmo ano em que o Serviço de Transplante de Medula Óssea do HUWC completa 18 anos de atuação, consolidando a instituição como referência no tratamento de doenças hematológicas no Ceará.

O paciente do milésimo transplante foi Antônio Bezerra, de 38 anos, diagnosticado com leucemia em 2021. O tratamento incluiu sessões de quimioterapia e, agora, o tão esperado TMO. "Para mim, esse transplante de medula óssea significa um novo começo, uma nova oportunidade de viver. Fico muito grato a Deus pela chance de seguir minha vida e a toda a equipe aqui do hospital", afirmou.
De acordo com o chefe da Unidade de Hematologia e Hemoterapia do HUWC, Fernando Barroso, o paciente passou por um transplante autólogo, modalidade em que o próprio receptor é o doador das células-tronco hematopoiéticas - células com capacidade de renovação e de diferenciação em outros tipos de células do sangue.
Barroso destacou que esse momento simboliza a consolidação de todo o trabalho desenvolvido desde setembro de 2008, quando o serviço iniciou suas atividades. "As conquistas ao longo desses 18 anos do TMO foram permeadas por muita dedicação de todo o nosso time, formado por uma equipe multidisciplinar comprometida. Abraçamos essa causa como um propósito para nossas vidas e para a de todos aqueles que precisam de nosso cuidado. Que possamos seguir firmes nessa missão de salvar vidas", ressaltou.

Os transplantes de medula óssea do HUWC são realizados em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), responsável pela coleta das células sanguíneas, da medula óssea e pelas transfusões.
Fonte: Unidade de Comunicação Regional da Ebserh para o Ceará - fone: (85) 3366.8183 / e-mail: comunicacao.ch-ufc@ebserh.gov.br
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.