Inovaped 2025 premia práticas didáticas inovadoras da UFC nas áreas de Jornalismo, Física e Agrárias
- Segunda, 12 Janeiro 2026 17:48
- Escrito por UFC Informa
Caráter inovador, relevância do ensino na graduação e impacto no processo de ensino-aprendizagem. Esses foram os critérios que levaram ao pódio as práticas didático-pedagógicas vencedoras do Inovaped 2025. A solenidade de premiação ocorreu na tarde do último dia 9, no auditório do Condomínio de Empreendedorismo e Inovação da UFC (CEI), e foi presidida pelas professoras Sâmia Brilhante e Maria Elias Soares, da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA).

Recebeu medalha de primeiro lugar o projeto “Da consultoria ao campo: ações práticas de ensino para a formação de técnicos empreendedores rurais”, coordenado pelo professor Aníbal Rêgo, do Departamento de Zootecnia da UFC. Foram agraciados ainda com segundo e terceiro lugares, respectivamente, os projetos: “Experimentação Virtual de Física”, coordenado pelo professor Nildo Loiola Dias, do Departamento de Física; e “Divulgação científica como estratégia didático-pedagógica ativa no ensino do Jornalismo na UFC”, coordenado pelo professor Diógenes Licarião, do curso de Jornalismo.
Ao todo participaram doze iniciativas, nas áreas de Agronomia, Geologia, Jornalismo, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Finanças e Economia, Pedagogia, Biologia, Física, Direito, Engenharia Hidráulica e Metodologias Ativas e Avaliação.
O Inovaped é uma realização da EIDEIA e busca promover e divulgar ações docentes relacionadas ao uso de recursos didático-pedagógicos de inovação educacional que facilitem a relação ensino-aprendizagem em Instituição de Ensino Superior, realizadas nos cursos de graduação da UFC.
EBOOK - O evento marcou também o lançamento do livro digital “Práticas Inovadoras na Docência do Ensino Superior 2025”. Disponível para download no Repositório da UFC, a obra apresenta experiências docentes e discentes de práticas inovadoras em quatro grandes temas - Tecnologia e Formação Docente; Inovação nas Ciências da Vida; Metodologias Ativas nas Ciências Exatas e Tecnológicas; e Gestão, Economia e Empreendedorismo.
“Esse é um trabalho colaborativo dos docentes da UFC e conselhos discentes que compartilham ao longo dessas práticas várias angústias e tentam trazer soluções para essas determinadas angústias. O e-book condiz com tudo o que a Universidade Federal de Ceará é: inovação, inclusão, e um espaço aberto para pensar”, comentou a professora Sâmia Brilhante, que integrou a equipe organizadora do livro.
Uma das práticas destacadas pela obra tem como foco o ensino de educação em saúde menstrual para adolescentes. Trata-se do projeto “Missão Mulher Saudável", criado pela Liga de Ginecologia Minimamente Invasiva da UFC, sob coordenação do professor Leonardo Bezerra. A iniciativa consiste na disseminação de conhecimentos acerca de menstruação, educação sexual e contraceptiva para jovens alunos de escolas públicas no interior do Ceará, por meio da aprendizagem baseada em equipes (Team-Based Learning) e o método Role-Play (simulação de cenário de uma situação real).
“Como estudantes de Medicina nos sentimos muito gratos com esse trabalho porque nos tira um pouco da sala de aula e nos põe para trabalhar na realidade da nossa população. Muitos desses jovens com quem trabalhamos estão em contexto de vulnerabilidade social, então somos inseridos nesse contexto e isso nos ajuda a adaptarmos o diálogo com o nosso paciente. Essa atividade nos fortalece como estudantes de Medicina e nos torna médicos mais humanos”, avaliou Naomi Ferreira, estudante do 10º semestre do curso de Medicina da UFC, que integrou a equipe do projeto.
Fonte: Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica da UFC (EIDEIA) - e-mail: diretoria@eideia.ufc.br
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.