Instituto Dr. José frota (IJF), hospital da Prefeitura de Fortaleza, por meio do Núcleo de Fisioterapia (Nufisio), desenvolveu um Guia de Preparação e Recuperação Funcional na Cirurgia do Quadril. O manual foi elaborado para ajudar os pacientes que, em sua maioria, sofreram quedas e precisaram passar por internamento e procedimentos cirúrgicos. Apenas em 2025, o IJF registrou 17.488 casos de quedas. Deste total, os principais pacientes são idosos, a partir dos 60 anos, que somam 5.526 atendimentos no equipamento hospitalar. O lançamento do Guia foi realizado nesta segunda-feira (26/01), na unidade de Ortogeriatria do IJF. No material, o paciente encontrará orientações simples e seguras sobre o que fazer antes e depois da cirurgia e cuidados essenciais para o seu bem-estar e recuperação. “Diante do elevado número de casos envolvendo quedas e da necessidade de intervenções cirúrgicas, o Guia traz informações destinadas também aos familiares e cuidadores, que poderão auxiliar no processo de recuperação tanto no ambiente hospitalar quanto em casa, prevenindo novos acidentes e ajudando na saúde do paciente e sua reabilitação com segurança e independência. Estamos reforçando o nosso papel educativo e de prevenção”, destaca a coordenadora do Nufisio do IJF, Ivone Benevides. Guia de Preparação e Recuperação Funcional na Cirurgia do Quadril Por motivos de idade avançada, grau de força, diminuição de qualidade óssea e muscular, entre outros fatores de risco, os idosos lideram os índices de quedas, e a prevenção precisa ser redobrada nesses casos. Além disso, as ambientações da casa, tapete solto, ou se levantar no escuro, estabelecimentos ou até mesmo desníveis na rua podem facilitar os acidentes. A fisioterapia é essencial para que os pacientes possam ter uma plena recuperação e voltar às suas atividades com qualidade de vida. A cartilha apresenta os benefícios da cirurgia, como o alívio das dores e uma melhor locomoção, assim como os cuidados na posição adequada para dormir, subir e descer escadas e até mesmo na hora do banho. Sobre o Instituto Dr. José Frota (IJF) Especializado no atendimento de grandes traumas, o IJF disponibiliza diversos serviços à população, adulto e pediátrico, voltados a demandas traumatológicas, seja por atendimento de urgência ou encaminhamentos em casos de traumas cranioencefálicos (TCE), traumas raquimedulares (os de coluna), fraturas nos membros superiores e inferiores, lesões vasculares graves, traumas oculares, entre outros. Ao todo, são mais de 20 especialidades médicas (traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, oftalmologia, otorrinolaringologia, cirurgia vascular, pediátrica, clínicos gerais). cirurgia Ijf Saúde Idosos
ompartilhe:

A Prefeitura de Fortaleza iniciou, no último final de semana, uma ação integrada de fiscalização e ordenamento no bairro Benfica para minimizar transtornos aos moradores do entorno do polo do Ciclo Carnavalesco, especialmente os relacionados à poluição sonora, à ocupação irregular do espaço público e à circulação de pedestres após o encerramento das apresentações.
A iniciativa atende a uma recomendação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e conta com parceria entre a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), a Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), a Polícia Militar e a Secretaria Regional 4.
Durante as ações realizadas entre a noite de sábado (24/01) e a madrugada de domingo (25/01), a Agefis lavrou quatro autos de infração no bairro Benfica, além de realizar apreensões. As ocorrências envolveram irregularidades como ocupação inadequada de calçadas com mesas e cadeiras, descumprindo a exigência de faixa livre para circulação de pedestres, poluição sonora causada por música ao vivo, e obstrução do logradouro público com equipamentos, que embaraçavam o livre trânsito.
Plano de ação
A medida foi definida após audiência pública realizada no MPCE, que reuniu representantes da Prefeitura, forças de segurança e moradores do bairro para discutir os impactos do Pré-carnaval e do Carnaval na Praça João Gentil e no seu entorno. Na sequência, foi elaborado um plano de ação conjunto, o qual prevê que, sempre após o horário regular das apresentações, equipes integradas passem a atuar no bairro para realizar ações de dispersão do público e fiscalizações, com foco na preservação da ordem pública e na redução de incômodos à vizinhança.
A atuação começou no sábado e seguirá nos próximos finais de semana e durante os quatro dias oficiais de Carnaval. A ação busca conciliar a realização das manifestações culturais com o direito ao descanso, à segurança e à qualidade de vida dos moradores da região e seguirá ao longo de todo o ciclo carnavalesco, com atuação coordenada dos órgãos municipais e de segurança pública.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.