
O Passeio Público foi transformado neste sábado, 31, em uma grande sala de atendimento ao cidadão. A Câmara de Fortaleza realizou a primeira edição do ano e a quinta geral do projeto “Nossa Casa é de Todos”, mas com um significado especial: foi a primeira vez que o evento ocorreu no Centro, marcando simbolicamente o retorno definitivo do Legislativo ao coração da cidade.
Serviços e cuidado integral
A estrutura montada na praça concentrou vários órgãos públicos e núcleos da própria Câmara, oferecendo uma gama de serviços que vão desde a resolução de pendências burocráticas até o cuidado com o bem-estar psicológico.
Maria Cilene, aposentada, compareceu a evento para solicitar a carteira de identidade, mas também participou de uma ação interativa do Núcleo de Saúde Mental. “Participei da roleta, o nome que saiu foi estresse. Aí eu disse o que era. Acho importante termos esse acolhimento e cuidado com a nossa saúde mental”, afirmou.

O caráter acessível da iniciativa também chamou atenção de quem passou pelo local. “A gente estava aqui no Santa Casa e nos deparamos com esse evento e viemos conhecer. Aproveitei para solicitar o cartão do idoso e a minha filha tirou o título do eleitor. É muito bom ter algo assim disponível para a população”, comemorou José Ronieri.
Além dos serviços da Central da Cidadania, os cidadãos contaram com atendimento da Ouvidoria, da Assessoria Jurídica Popular Dom Aloísio Lorscheider (EDHAL), da Procuradoria da Mulher. Também estiveram presentes o Espaço Evoluir, o Núcleo de Sustentabilidade, a Biblioteca José de Alencar, entre outros.
O projeto “Nossa Casa é de Todos” já percorreu os bairros Cais do Porto, Pirambu, Messejana e Conjunto Ceará, descentralizando o Legislativo e facilitando o acesso da população.
A Câmara mais próxima da população

Durante o evento, o presidente da Câmara de Fortaleza, vereador Leo Couto (PSB), anunciou a nova sede do Legislativo, que vai funcionar no antigo Mucuripe Clube, e destacou o caráter simbólico do “Nossa Casa é de Todos” estar sendo realizado no Centro. Segundo ele, o projeto nasceu com a missão de aproximar a população dos vereadores e fortalecer a presença do Parlamento nos territórios da cidade.
“O Nossa Casa é de Todos teve a essência de aproximar a população dos vereadores dos bairros da nossa cidade. E hoje é um dia muito especial, porque é a primeira edição do ano de 2026. Estamos onde a cidade nasceu e nada mais simbólico do que fazer este evento no Centro, onde será a nova sede do Legislativo. É uma honra e uma grande alegria estar aqui, escrevendo esta página da história junto com o povo, no coração democrático da nossa cidade”, afirmou.
Além do governador Elmano de Freitas (PT), do prefeito Evandro Leitão (PT), secretários estaduais e municipais também estiveram presentes os vereadores Mari Lacerda (PT), Adail Júnior (PDT), Tony Brito (PSD), Professor Enilson (Cidadania), Professor Aguiar Toba (PRD), Eudes Bringel (PSB), Marcelo Tchela (Avante), Jânio Henrique (PDT), Raimundo Filho (PDT), Dayane Costa (Podemos), Aglayson (PT), Ana do Aracapé (Avante), Paulo Martins (PDT), Estrela Barros (PSD), Benigno Júnior (Republicanos) Wander Alencar (Agir), Luciano Girão (PDT) e Bruno Mesquita (PSD). Bem como as vereadoras Kátia Rodrigues (PDT) e Bá (PSB), ambas licenciadas para comandar secretarias.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.