Cerimônia reuniu autoridades e parceiros institucionais para marcar uma década de pesquisa aplicada e desenvolvimento de tecnologia
Publicada por Andressa Sanches em 28/01/2026 ― Atualizada em 28 de Janeiro de 2026 às 11:55
Em solenidade realizada nesta terça-feira (27), o Instituto Federal do Ceará (IFCE) celebrou os dez anos de atuação do Polo de Inovação, destacando sua contribuição para o fortalecimento da pesquisa aplicada, parcerias com o setor produtivo, desenvolvimento de tecnologia cearense e formação de profissionais capacitados.
A cerimônia contou com a presença de gestores do IFCE, como o reitor, professor Wally Menezes, pró-reitores e diretores de diversos campi; ex-reitores que fizeram parte da história do Polo, os professores Cláudio Ricardo e Virgílio Araripe; representantes de instituições e órgãos parceiros, como a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) do Governo do Estado do Ceará. Também participaram reitores de outras instituições de ensino superior, como o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e a Universidade Estadual do Ceará (UECE), além de pesquisadores, docentes e estudantes envolvidos nas atividades do Polo.

O Polo de Inovação do IFCE completou, em 2025, dez anos de atuação como um dos primeiros polos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, sendo reconhecido por sua atuação estratégica na promoção de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) por meio de parcerias entre a academia e o mercado. Ao longo da última década foram desenvolvidos cerca de 200 projetos em conjunto com empresas, com um volume de recursos movimentados superior a R$230 milhões e a participação de mais de 3 mil estudantes em atividades de PD&I, além de mais de 400 propriedades intelectuais registradas ou em processo de registro.
“Os números por si mostram uma tendência crescente: a gente bate recordes sucessivos, a gente aparece em ranking de propriedade intelectual do INPI, a gente vira referência nacional dentro das unidades Embrapii. Isso se deve principalmente ao mérito técnico dos nossos pesquisadores”, aponta Tarique Cavalcante, diretor do Polo de Inovação IFCE.

O Polo de Inovação IFCE, credenciado desde sua criação como unidade Embrapii nas áreas de Mobilidade Digital e Sistemas Embarcados, e hoje também na área de Inteligência Artificial e Ciência de Dados, tem se firmado como referência para o desenvolvimento tecnológico e como um espaço de convergência entre ensino, pesquisa e extensão voltados para soluções inovadoras. “Nós temos poucas unidades categorizadas em nível diamante e uma delas é a do IFCE, pelo seu desempenho, pela maneira com que essa unidade, num tempo muito curto, atingiu uma maturidade impressionante, seja na complexidade dos projetos, seja no entendimento que hoje tem da sua área de atuação, seja através do seu profissionalismo amadurecido por boa gestão e boa governança”, destaca Álvaro Prata, atual diretor-presidente da Embrapii.
Durante a última década, o Polo de Inovação IFCE consolidou um modelo de atuação em que empresas apresentam demandas tecnológicas e, em conjunto com pesquisadores e estudantes do IFCE, desenvolvem soluções aplicadas nos campi da instituição. Esse modelo tem contribuído para a competitividade das cadeias produtivas e para a inserção do conhecimento acadêmico no mercado de trabalho. “O Polo de Inovação é aquele que faz a conexão entre a pesquisa que a gente produz nos nossos laboratórios, nos conhecimentos de sala de aula, tudo que é nossa fundamentação e transforma em negócios, em economia, em empreendedorismo. São projetos que se conectam e envolvem a nossa comunidade, de servidores e estudantes, a esse universo da produção de tecnologia”, destaca Joelia Marques, pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFCE.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.