UFC anuncia início das obras da Estação Científica em Jericoacoara; ordem de serviço será assinada na quarta (14)
Para celebrar o início das obras da Estação Científica em Jericoacoara, a Universidade Federal do Ceará (UFC) realizará uma solenidade, na quarta-feira (14), às 9h, com assinatura da ordem de serviço para a construção do novo equipamento da universidade. O evento, gratuito e aberto ao público, acontecerá no auditório do Polo de Convivência da Vila de Jericoacoara. Além disso, haverá a inauguração do escritório da UFC, já construído na Vila de Jericoacoara.

A solenidade marca oficialmente a chegada da UFC ao município de Jijoca de Jericoacoara, fortalecendo a política de interiorização da universidade e reforçando o compromisso com o desenvolvimento científico, cultural e sustentável da região. Estarão presentes no evento o reitor da UFC, Custódio Almeida, pró-reitores da UFC, servidores do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), representantes do setor empresarial e de órgãos públicos, além de membros da comunidade local.
O projeto será implantado em uma área de 5.648 m², localizada no centro da Vila de Jericoacoara, a cerca de 300 metros do mar. O terreno foi doado à UFC pela Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara, por meio da Lei Municipal nº 876/2024. Em 2024 e 2025, foram finalizados os projetos básicos e executivos de arquitetura, paisagismo e engenharia, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), além da obtenção das licenças ambientais e do alvará de construção.
A diretora do Labomar, Lidriana Pinheiro, afirma que a presença da UFC em Jericoacoara inaugura uma nova relação entre universidade, território e sociedade. “A Estação nasce visando a produção de conhecimento sobre a zona costeira e marinha, para apoiar o Parque Nacional, fortalecer a educação ambiental e contribuir para um modelo de desenvolvimento que respeite os limites dos ecossistemas e valorize a comunidade. Mais do que uma estrutura física, trata-se de um espaço de diálogo, de construção coletiva e de conexão entre ciência, cultura local e futuro”, ressalta Lidriana Pinheiro.
No primeiro semestre de 2025, foi realizada a demolição do antigo mercado público, desativado desde 2002, além da instalação de placas de sinalização no terreno. O processo de licitação da primeira fase da obra foi concluído em dezembro de 2025, com investimento de aproximadamente R$ 5 milhões, provenientes do Governo Federal. A execução da obra ficará a cargo da Engenord, empresa vencedora da licitação. Já foram realizadas a transferência de mobiliário e a aquisição de equipamentos, como computadores e retroprojetores, que darão suporte à presença física da UFC na Vila.
Segundo o superintendente de infraestrutura da UFC, Renato Guerreiro, as obras devem começar em fevereiro de 2026, contemplando gabinetes, laboratórios de pesquisa e o primeiro museu de Jericoacoara. “É muito gratificante poder trabalhar em uma obra de grande relevância para a comunidade acadêmica e local. Implantar a primeira unidade universitária pública no município de Jijoca, expandindo a universidade e trazendo mais ainda a interiorização, é uma conquista de todos. Logo mais todos verão a concretização das obras e a instalação da nova estação científica”, destaca Renato Guerreiro.

O professor do Labomar e coordenador da implantação da unidade, Marcelo Soares, afirma que o primeiro museu de Jericoacoara terá papel estratégico para a região. “O Museu de Jericoacoara permitirá exposições, atividades de pesquisa e o fortalecimento do turismo científico, cultural e ecológico. Será um espaço inédito e relevante tanto para turistas internacionais e nacionais quanto para a população local”, destaca o docente da UFC.
Conforme informações do Labomar, estão previstas exposições sobre conservação dos oceanos, biodiversidade, riqueza geológica, além de história e arqueologia da região. O projeto já conta com exposições em realidade virtual, como o passeio virtual pelo Parque Nacional de Jericoacoara e com exposições físicas do projeto Universidade Azul, financiado pelo CNPq, com material bilíngue disponível em português e inglês.
Paralelamente, no segundo semestre de 2025, teve início a construção de um posto avançado da UFC na Vila de Jericoacoara, com recursos do CNPq. O espaço funcionará na sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em regime de compartilhamento, conforme Acordo de Cooperação Técnica assinado, em 2025, entre as instituições. O posto avançado de cooperação técnica UFC/ICMBio será fundamental para ações de ensino, pesquisa e extensão, além do acompanhamento das obras da Estação Científica.
“Com uma estrutura no ICMBio, a UFC poderá contribuir para as demandas socioambientais do Parque Nacional de Jericoacoara, integrando pesquisa científica de excelência à gestão ambiental, promovendo o uso sustentável dos atrativos, o turismo comunitário e a preservação ambiental”, destacou Tommaso Giarrizzo, professor visitante sênior do Labomar e um dos docentes envolvidos na instalação da unidade.
Fonte: Instituto de Ciências do Mar (Labomar) - e-mail: labomar@ufc.br
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.