UFC implementa Coordenadoria da Causa Animal - Saúde Única, ligada à Secretaria do Meio Ambiente
- Segunda, 05 Janeiro 2026 16:30
Na primeira reunião oficial do ano, no Gabinete da Reitoria, realizada na manhã desta segunda-feira (5), a Universidade Federal do Ceará (UFC) implementou a Coordenadoria da Causa Animal - Saúde Única, dentro da estrutura da Secretaria de Meio Ambiente (SMA/UFC). A decisão, de acordo com o reitor Custódio Almeida, insere o bem-estar animal e a prevenção de abandonos como política institucional da Universidade.

Estiveram presentes a diretora e o diretor adjunto da SMA, Aliny Abreu e Lamartine Soares, respectivamente; além da coordenadora da nova estrutura administrativa, Virgínia Girão, médica veterinária e professora da Faculdade de Medicina; e da vice-coordenadora, Débora Façanha, agrônoma e discente de Medicina Veterinária, mestre e doutora em Zootecnia, professora do Instituto de Cultura e Arte. Também participou do encontro Ciro Nogueira Filho, assessor da Reitoria.
Durante a reunião, a diretora da SMA, Aliny Abreu, apresentou o termo correspondente à primeira fase de implementação da Coordenadoria. De acordo com o documento, a nova estrutura administrativa será responsável pela articulação, planejamento, política, diretrizes e acompanhamento das ações relacionadas à causa animal, ao bem-estar animal e à abordagem de saúde única no contexto universitário.
Conforme a diretora, a estrutura já havia sido pensada em 2023, quando a resolução de criação da SMA foi submetida à aprovação do Conselho Universitário (Consuni/UFC). “A gente já entendia as dificuldades e os problemas reais enfrentados nos campi da UFC, relacionados à causa animal. Mas só agora, a partir de uma infraestrutura adequada de instalação e do tempo de maturidade das outras coordenadorias, é que foi possível a implementação de fato”, ressaltou Aliny Abreu.
Apesar de algumas demandas já serem atendidas por outras coordenadorias, a diretora destacou o “momento feliz” de completa instalação dessa estrutura que cuidará da causa animal de maneira mais adequada. Para a nova coordenadora, Virgínia Girão, agora os processos relativos a esse tema estarão mais organizados. “Já existem vários projetos e coletivos na UFC que se preocupam com essa causa. Vamos ampliar o espaço de diálogo e conduzir da melhor forma”, disse.

O reitor Custódio Almeida reforçou a importância da causa, ressaltando que a implementação da Coordenadoria foi a primeira reunião formal do ano de 2026 no Gabinete da Reitoria. “É uma coordenadoria que vai trabalhar fortemente na educação ambiental, nesta via do cuidado animal. São animais que fazem parte da vida da gente e que nos ajudam a crescer como ser humano. É uma coordenadoria para, de fato, fazer com que a gente aprenda a ser mais humano cuidando dos animais”, afirmou.
Conforme o reitor, a nova estrutura já está em funcionamento, mas a implementação segue em processo, sempre com o objetivo de melhorar cada vez mais o atendimento à causa animal. Além da estrutura de pessoal para o setor, estão sendo pensadas também estruturas físicas de atendimento aos animais e possibilidades de visitas itinerantes da Coordenadoria aos campi da UFC no Interior.

Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.