Ceará registra chuvas em mais de 100 municípios em 24 horas; Choró tem maior acumulado Funceme aponta volumes expressivos no Interior e na Região Metropolitana; previsão indica continuidade das precipitações até quinta-feira (19)
O Ceará voltou a registrar chuvas em mais de 100 municípios no intervalo de 24 horas, conforme dados parciais divulgados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Até às 9h desta quarta-feira (18), 113 cidades haviam contabilizado precipitações.
Os maiores acumulados foram observados em Choró (90,2 mm), São Gonçalo do Amarante (81 mm) e Frecheirinha (70 mm). Também registraram volumes expressivos os municípios de Sobral (69 mm), Solonópole (64 mm), Quixadá (64 mm), Maranguape (63 mm), Moraújo (62 mm) e Jaguaribe (60 mm). Em Fortaleza, o posto do bairro Caça e Pesca marcou 52 mm, enquanto na Maraponga o acumulado chegou a 45,2 mm.
Os dados são parciais seguem em atualização pela Funceme ao longo do dia.
Previsão do tempo
De acordo com o órgão, a tendência até quinta-feira (19) é de aumento da nebulosidade e ocorrência de chuvas em todas as macrorregiões do Estado, com maiores acumulados previstos para o centro-sul, faixa litorânea e Ibiapaba.
Para esta quarta-feira (18), as precipitações mais intensas devem ocorrer entre a madrugada e o início da manhã, principalmente nas regiões do Cariri, Jaguaribana, sul do Sertão Central e Inhamuns, além de áreas da faixa litorânea. No Cariri e em trechos do litoral, há possibilidade de trovoadas isoladas.
Já na quinta-feira (19), os maiores acumulados tendem a se concentrar no sul do estado, especialmente no Cariri e no sul do Sertão Central e Inhamuns.
Segundo a Funceme, as chuvas estão associadas a efeitos locais, como temperatura, umidade, relevo e o fluxo de ventos de nordeste, que favorece o transporte de umidade do oceano. O órgão ressalta ainda que a principal banda de nebulosidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) — principal sistema indutor de chuvas durante a quadra chuvosa no Ceará – permanece posicionada em torno da linha do Equador. Nesta quarta-feira, há também uma segunda banda de nebulosidade entre 1°S e 2°S.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.