Segundo tipo de denúncia mais recebida pelo 181 em 2025, o crescimento nos registros reflete a maior conscientização da população e o fortalecimento das ações de divulgação sobre proteção animal
Como reflexo da maior conscientização da população e do fortalecimento das ações de divulgação voltadas à proteção animal, houve um aumento significativo na procura pelo Disque-Denúncia 181, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE). Em comparação com 2024, o número de denúncias cresceu 65,1%, consolidando os crimes de maus-tratos a animais como o segundo tipo de denúncia mais recebida pelo serviço em 2025. As denúncias sobre esse tipo de crime só ficam atrás das relacionadas ao tráfico de drogas.

No que se refere às informações encaminhadas ao Disque-Denúncia 181, o serviço recebeu 2.839 denúncias anônimas relacionadas a maus-tratos a animais em 2025. Em 2024, foram registradas 1.720 denúncias. Considerando apenas o mês de janeiro de 2026, houve um crescimento de 133,8% no número de registros em relação ao mesmo período de 2025, passando de 148 para 346 denúncias. Os dados são da Coordenadoria de Inteligência (Coin/SSPDS-CE).
Para o coordenador da Coin/SSPDS, delegado Nelson Pimentel, os números demonstram que a população cearense compreendeu a importância do Disque-Denúncia 181 no enfrentamento aos crimes contra os animais. “Atualmente, o serviço funciona por três canais de comunicação: ligação telefônica para o 181, envio de informações pelo WhatsApp (8531010181) e o uso do site E-Denúncia (https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/). O cidadão pode repassar dados sobre crimes que já tenham ocorrido ou que estejam em andamento. É fundamental que a sociedade denuncie o mais rápido possível, pois a agilidade da informação pode ser decisiva para salvar a vida do animal”, ressalta.
O delegado titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), Wilson Campelo, reforça que a participação da população é essencial. “Com a colaboração da sociedade, por meio das denúncias, a delegacia tem conseguido identificar, investigar e indiciar pessoas que praticam crimes de maus-tratos contra animais. Todos os casos de maior repercussão registrados pela DPMA tiveram origem em denúncias anônimas. Por isso, é fundamental que a população continue denunciando”, explica.
2º lugar no ranking do Disque-Denúncia 181
As 2.839 denúncias de crimes de maus-tratos a animais representaram 21,4% das 13.282 informações recebidas pelo Disque-Denúncia 181 em 2025, ocupando o segundo lugar entre os tipos de ocorrência mais reportados. Em primeiro lugar, aparece o tráfico de drogas, com 4.839 denúncias, o que corresponde a 36,4% do total.
Na sequência, aparecem porte ou posse ilegal de arma de fogo e crime ambiental, com 560 e 544 denúncias, respectivamente. As denúncias relacionadas a armas de fogo correspondem a 4,2% do total, enquanto as de crime ambiental representam 4,1%.
Integração das Forças de Segurança
O combate aos crimes contra os animais conta com a atuação integrada de equipes especializadas da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE); da Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA); e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).
CBMCE

Em 2025, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) foi responsável por 10.430 resgates de animais. Entre os animais resgatados, destacam-se as serpentes, com 6.392 ocorrências, seguidas por gatos (1.486), iguanas e lagartos (852). Outras espécies, como cassacos e cães, também foram resgatadas.
PMCE

O Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), realizou o resgate de 2.468 animais em 2025, durante operações de combate a crimes ambientais e a maus-tratos.
PCCE

A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) atua no atendimento e na investigação de denúncias relacionadas a crimes contra a fauna e a flora, além de delitos ambientais, como poluição e outras infrações penais. Em 2025, a unidade resgatou 362 animais durante ações de combate a crimes envolvendo animais domésticos e silvestres.
Dicas de prevenção e segurança no resgate de animais
* Mantenha distância e observe: evite se aproximar ou interagir com o animal, pois isso pode causar estresse e reações agressivas;
* Acione o Corpo de Bombeiros ou o BPMA da PMCE ao avistar um animal silvestre em situação de risco;
* Evite alimentar animais silvestres, pois isso favorece a presença em áreas urbanas e pode gerar situações de risco;
* Mantenha o ambiente seguro, vedando frestas, rachaduras e acessos em residências próximas a áreas verdes;
* Conscientize a comunidade sobre práticas de respeito e proteção aos animais.
Para onde ligar em casos de resgates de animais e crimes ambientais?
As Forças de Segurança do Ceará estão preparadas para resgatar animais, sejam eles domésticos ou silvestres ou casos de crimes ambientais. Os contatos para acionamento de socorro são os seguintes:
Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)
Telefone: 193
Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA/PMCE)
Telefones: (85) 3101.3545 / 3101.3577
Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA)
Telefones: (85) 3247.2630 – WhatsApp: (85) 98439.9110
Disque-Denúncia:
Telefone: 181 – WhatsApp: (85) 3101-0181
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.