PGJ recebe mediadores comunitários na sede do MP e reforça compromisso institucional com cultura de paz

O Ministério Público do Ceará realizou, nesta sexta-feira (20/02), um momento de acolhimento e aproximação entre o procurador-geral de Justiça, Herbet Santos, membros da Administração Superior e os integrantes do Programa dos Núcleos de Mediação Comunitária (Pronumec). O encontro, realizado no Plenário dos Órgãos Colegiados, reuniu cerca de 80 mediadores comunitários dos 12 Núcleos localizados em Fortaleza, Caucaia, Forquilha, Maracanaú, Pacatuba e Sobral. O propósito foi valorizar a atuação dos voluntários nas comunidades, fortalecer o sentimento de pertencimento institucional dos mediadores e estimular o engajamento e o compromisso contínuo com a missão do MP do Ceará na cultura de paz.
“É um sentimento de reconhecimento e gratidão pelo trabalho de vocês em busca da pacificação social. Vocês são os verdadeiros agentes de transformação. Quero me colocar à disposição para dialogar, enquanto gestão, para avançarmos nessa temática prioritária não só para o MP, mas para toda a sociedade”, declarou o pgj Herbet Santos.
A coordenadora do Pronumec, promotora de Justiça Magna Ferreira, também reconheceu a importância dos voluntários. “O Ministério Público acredita na mediação comunitária como instrumento de pacificação social através da escuta qualificada, da prevenção e do diálogo”, afirmou. “O trabalho que vocês fazem é incrível. Eu tenho certeza de que os problemas na comunidade não são maiores graças a vocês”, complementou o coordenador de apoio do Pronumec na Região Norte, promotor de Justiça José Bessa.
Modernização dos Núcleos
Como resultado dessa valorização, durante o evento, integrantes dos Núcleos receberam notebooks, marcando o início de nova etapa de implantação da ferramenta de automação desenvolvida pelo Laboratório de Inovação (Lino) para automatizar procedimentos. A iniciativa representa um avanço na modernização do trabalho dos mediadores, que serão capacitados pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP) sobre o uso da nova funcionalidade.
“Cada mediação feita por vocês é uma possibilidade de acordo, de reconciliação, de uma vida melhor para aquela pessoa”, salientou o diretor-geral da ESMP, promotor de Justiça Eneas Romero. “Ano passado, 81% das mediações realizadas resultaram em acordos. Isso é de uma relevância imensa. São várias demandas que não chegaram ao Judiciário, vários conflitos que não aconteceram”, reconheceu o coordenador do Lino, promotor de Justiça Marcelo Pires.
A mediadora do Núcleo Central de Fortaleza, Escolástica Saraiva, destacou o reconhecimento da gestão. “É uma valorização para o nosso trabalho cotidiano, que é um pouco árduo, mas é muito gratificante. Quando as pessoas nos procuram, elas estão em ponto de briga e saem sorrindo. O milagre que fazemos é o diálogo e contribuímos para a paz de uma sociedade”, pontuou.
Já o mediador do Núcleo de Sobral, França Silva, também destacou a atenção da nova gestão do MP com a equipe de voluntários. “Desde 1999, o Pronumec tem uma credibilidade já reconhecida pela comunidade, mas a evolução desse programa é essencial. Então esse diálogo é muito importante porque percebemos o entendimento da gestão e o direcionamento para o âmbito social”, concluiu.
Sobre o Pronumec
O Programa dispõe de 13 Núcleos de Mediação Comunitária, distribuídos em Fortaleza (Antônio Bezerra, Bom Jardim, Central, Parangaba, Parque Dois Irmãos e Pirambu), Caucaia (Centro e Jurema), Forquilha, Maracanaú, Pacatuba e Sobral, além de um Núcleo de Mediação Itinerante, que funciona em um ônibus adaptado. Já a equipe de mediadores é composta por 155 voluntários.
Conheça melhor o Pronumec e confira os endereços dos Núcleos espalhados no Ceará.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.